Fachada CLDF Crédito: Antônio Cunha/Esp. CB/D.A Press

Distritais se articulam para engavetar pedidos de cassação de colegas acusados

Publicado em CB.Poder

Surgiu um movimento na Câmara Legislativa para matar sem análise as representações por quebra de decoro contra os cinco deputados investigados na Operação Drácon: Celina Leão (PPS), Júlio César (PRB), Raimundo Ribeiro (PPS), Bispo Renato (PR) e Cristiano Araújo (PSD). O assunto surgiu abertamente ontem em reunião dos deputados. A advogada da causa foi a deputada Sandra Faraj (SD). Com argumentos previamente ensaiados, ela defendeu que não há “materialidade” nas denúncias de cobrança de propina para aprovação de emenda parlamentar destinada a pagamento de empresas na área de saúde. O escândalo ficou conhecido como UTIGate, quando vieram à tona gravações feitas pela deputada Liliane Roriz (PTB). A ideia, defendida por Faraj, é que todas as bancadas ofereçam apoio político para o engavetamento das representações. Que seja uma obra coletiva da Câmara Legislativa.

 

Parecer pelo arquivamento
Um dos investigados na Operação Drácon, o deputado Raimundo Ribeiro (PPS), que é advogado, apresentou parecer para respaldar a decisão da Câmara Legislativa. O argumento é de falta de materialidade. Ele diz que sequer há uma denúncia formal do Ministério Público do DF contra os alvos das representações. O PSol pediu a abertura de processo por quebra de decoro contra todos os alvos da Operação Drácon. No caso do PT, o pedido envolve apenas a presidente afastada da Casa, Celina Leão (PPS).

 

Metade
Não houve consenso na proposta de Sandra Faraj (SD). Mas poucos deputados demonstraram reação contrária. É possível que pelo menos metade da Casa apoie o arquivamento das representações. Mas para dar certo o caso precisa passar pela Mesa Diretora, hoje formada pelos deputados Juarezão (PSB), Agaciel Maia (PR), Lira (PHS) e Rodrigo Delmasso (PTN).

 

Na mão dos investigados
Se o Conselho Especial do Tribunal de Justiça reconsiderar a decisão do desembargador Humberto Ulhôa e autorizar a volta dos membros da Mesa Diretora, as representações por quebra de decoro serão analisadas pelos próprios investigados. Nesta semana, a defesa de Celina deu entrada no recurso. Está nas mãos do relator, desembargador José Divino.