02022022ea_06_7401873-26099615

Auditoria aponta irregularidades no transporte escolar do DF

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) apontou diversas irregularidades no serviço de transporte escolar. Entre os itens que estão sendo verificados nos veículos que transportam os alunos da rede pública de ensino do DF estão a quilometragem rodada, a capacidade de passageiros, a limpeza, os itens obrigatórios de segurança, a identificação do veículo, as lanternas, o estado dos pneus, os extintores de incêndio e a acessibilidade. O corpo técnico do TCDF avalia ainda questões como o deslocamento dos estudantes, o cumprimento dos itinerários e dos horários estabelecidos. Segundo integrantes do TCDF, a situação é lastimável e oferece riscos à saúde e segurança dos estudantes. O presidente do TCDF, Márcio Michel, vai apresentar os detalhes hoje em entrevista coletiva.

Comissão convoca Iprev

Depois do requerimento enviado pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara Legislativa (CLDF) ao Tribunal de Contas do DF (TCDF), que resultou na convocação do diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) para ser ouvido sobre inconsistências no relatório apresentado em audiência pública, na Comissão, outro requerimento deve gerar nova investida do TCDF. Também assinado pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), presidente da Comissão de Fiscalização e Transparência, o documento solicita auditoria no Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev/DF). Entre outros questionamentos levantados pelo requerimento, estão o recorrente baixo rendimento dos fundos administrados pelo Iprev, assim como o rendimento nominal de 0,30% do Fundo Solidário Garantidor, “além de detalhes do processo de credenciamento dos fundos junto ao Instituto de Previdência, entre outras ações que merecem maiores esclarecimentos do Iprev”, antecipa a distrital.

Reconhecimento da gestão

O segundo mandato da reitora da UnB, Márcia Abrahão, termina no fim de 2024 e ela estará aberta a novos projetos, já que não vai concorrer a nova recondução. Em entrevista ontem ao programa CB.Poder, Márcia confirmou que já foi procurada por vários partidos políticos. Mas nunca foi filiada, nem pretende pensar nisso agora. A lembrança de seu nome no meio político para concorrer ao Palácio do Buriti, segundo ela, mostra que sua gestão é reconhecida. Principalmente no PT, há uma torcida para que ela avalie um convite para representar o partido em 2026.

Deputados distritais entram com representação contra Eduardo Bolsonaro

Os deputados Ricardo Vale e Gabriel Magno, do PT, protocolaram reapresentações na Procuradoria Geral da República, pedindo investigação criminal e medidas administrativas contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após o parlamentar comparar professores a traficantes em um evento pró-armas. Em cima de trio elétrico, o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro dizia que pais deveriam ter cuidado com professores doutrinadores que seriam tão perigosos quanto os traficantes. A declaração gerou revolta em diferentes autoridades. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou ontem um abaixo-assinado para buscar apoio para a cassação do mandato do parlamentar.

Contribuição para reduzir feminicídios

O Correio Braziliense vai promover um novo seminário sobre o feminicídio, com o intuito de buscar soluções para um problema social tão grave. O debate com a participação de especialistas e integrantes da sociedade pode ser um caminho para reduzir essa onda triste de mortes de mulheres. A abertura do seminário contará com a participação da governadora em exercício, Celina Leão (PP). O evento será realizado no auditório do Correio, em 20 de julho.

Ainda sem conclusão

A CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa encerrou o primeiro semestre de 2023 com 168 requerimentos analisados, 18 reuniões ordinárias realizadas e 16 depoimentos colhidos. Entre os destaques deste primeiro semestre, segundo avaliação do presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT), estão os depoimentos de generais, fato marcante na história da Câmara. “Um ponto importante que deve ser ressaltado foi o depoimento de três generais. Pela primeira vez, a gente trouxe general da ativa para depor em uma CPI de caráter regional. Portanto, esse é um momento que considero como ponto alto dessa CPI”, afirmou Vigilante. A CPI ainda tem muitos caminhos a percorrer. Vigilante vai propor a realização de duas sessões semanalmente para o segundo semestre.

A pergunta que não quer calar

A reforma tributária vai melhorar a vida dos brasileiros?

Só Papos

“Não tem diferença entre um professor doutrinador e um traficante de drogas que tenta sequestrar e levar os nossos filhos para o mundo do crime. Talvez até o professor doutrinador seja até pior porque ele vai causar a discórdia dentro da sua casa enxergando opressão em todo tipo de relação”

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

“Eduardo Bolsonaro fazendo o que é especialidade da família: falar besteira!

Esse discurso já seria inaceitável vindo de qualquer pessoa, mas quando se trata de um parlamentar eleito, fica mais grave ainda! Que a vida e a justiça possa ensinar algo para ele, já que não aprendeu nada com os professores e professoras que ajudaram na sua ‘formação'”

Deputada Érika Kokay (PT-DF)