Ana Paula Barros Habka. Divulgação/PMDF
Ana Paula Barros Habka. Divulgação/PMDF Ana Paula Barros Habka. Divulgação/PMDF Ana Paula Barros Habka. Divulgação/PMDF

Ana Paula Barros Habka tomará posse como comandante-geral da PMDF

Publicado em CB.Poder

A posse da Coronel Ana Paula Barros Habka como comandante-geral da Polícia Militar do DF deve ocorrer na próxima semana, em 9 de janeiro, um dia depois da efeméride do 8 de janeiro. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, acertou a nomeação com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e com a governadora em exercício Celina Leão (PP). O atual comandante-geral da Polícia Militar do DF, Coronel Adão Teixeira de Macedo, pediu para ir para a reserva. Com 30 anos na corporação, a Coronel Ana Paula é a atual subcomandante da PM, ou seja, a 02. Ela foi chefe do Estado-Maior, da Companhia do Batalhão de Operações Especiais, juíza Militar na Auditoria Militar do Distrito Federal e Chefe de Segurança da Vice-governadoria da Casa Militar do Distrito Federal.

Celina na Esplanada

A governadora em exercício Celina Leão (PP) assistiu aos shows da virada na festa organizada pelo GDF na Esplanada dos Ministérios. Teve apresentação da banda Roupa Nova, contagem regressiva e show de fogos de artifício. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, também passou o réveillon na festa da Esplanada.

Lágrimas e sorrisos

Com imagens do 8 de janeiro, quando o governador Ibaneis Rocha foi afastado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, e realizações do GDF ao longo de 2023, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, postou uma mensagem do que significou o ano que passou para o casal: “Em meio a desafios e incertezas, 2023 foi um capítulo de superação e resiliência. Este foi um ano em que transformamos desafios em oportunidades e lágrimas em sorrisos”. Mayara e Ibaneis viajaram para Miami e estão curtindo as férias com a família.

Custo

Apesar de ser uma empresa em liquidação há mais de 20 anos, a SAB (Sociedade de Abastecimento de Brasília) continua consumindo recursos públicos. Em 2023, até novembro, o GDF destinou R$ 14,8 milhões com custos da empresa que não funciona há décadas.

Produção dos distritais cresceu

Em 2023, os deputados distritais apresentaram 990 proposições, representando um aumento de 38% com relação a 2022. A maioria (844) foi de projetos de lei. Os demais foram projetos de decreto legislativo (74), projetos de resolução (25), projetos de lei complementar (37) e propostas de emenda à Lei Orgânica do DF (10). Dessas, 30%, correspondente a 295, foram aprovadas pela Casa e seguiram para sanção pelo governo.

Estímulo à filiação de jovens

Não haverá eleições neste ano no DF, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) atuará numa missão. Estará presente na campanha de mobilização da juventude, que será realizada nos próximos meses, para estimular a filiação eleitoral de jovens a partir de 15 anos de idade. Carretas do GDF levarão cartórios eleitorais para as proximidades dos colégios.

Siga o dinheiro
R$ 1.520.664.000,00

Foi o montante repassado pelo GDF para as empresas de transporte público coletivo do DF, como remuneração pela operação do sistema. Valor é 11% maior que em 2022, segundo dados do Portal da Transparência.

Só Papos

“Aproveitem o momento: já se passaram 30 minutos e, até agora em 2024, o PT ainda não cometeu nenhuma desgraça”

Deputado distrital Thiago Manzoni (PL), minutos depois da virada no réveillon

“O ano de 2023 foi o do reencontro do Brasil com a democracia e com um governo que olha, de verdade, para o seu povo”

Deputada federal Érika Kokay (PT)