Visita no Departamento Penitenciario Federal. No complexo da Papuda
Visita no Departamento Penitenciario Federal. No complexo da Papuda Ed Alves/CB/D.A Press Visita no Departamento Penitenciario Federal. No complexo da Papuda

Advogados são suspeitos de irregularidades em presídios do DF

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Alexandre de Paula

O controle nas visitas a presos da capital federal se tornará mais rígido. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário da SSP-DF (Sesipe) proibirá até a entrada de pessoas com smartwatches (relógios inteligentes), pois há a suspeita de que o equipamento seja usado para que detentos façam ligações telefônicas.

Na semana passada, a Sesipe encontrou R$ 1 mil com um preso após o encontro dele com um advogado. O fato traz preocupação porque há casos, como mostrou recentemente a operação que mirou integrantes do PCC no DF, em que profissionais do direito são usados como elos para os criminosos com o mundo exterior. Em 2019, foram mais de 79 mil visitas de advogados a detentos.

Câmara Legislativa pede suspensão dos aumentos

A Câmara Legislativa enviou ofício para o GDF pedindo a suspensão do aumento nas passagens do transporte público do DF. A decisão foi tomada ontem depois de reunião do presidente em exercício da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), com parlamentares da oposição. A ideia é que o reajuste seja sustado até que um grupo de trabalho da Câmara Legislativa, instituído ontem, apresente alternativas a partir de estudos técnicos.

Caso o governo não aceite a recomendação dos distritais, a oposição estuda acionar a Justiça para barrar o reajuste da tarifa. O Ministério Público de Contas (MPC-DF) também pediu explicações ao GDF ontem. Para a tarde de hoje, há manifestação marcada contra a mudança.

Túnel de Taguatinga

Será assinada hoje pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) a ordem de serviço para a construção do túnel que ligará Avenida Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), conforme adiantou a coluna na semana passada. A obra, que ficou embargada judicialmente por anos, deve desafogar o trânsito na área central da região administrativa e tem prazo estimado em dois anos para a conclusão. O investimento é de R$ 275 milhões.

Brasil, política e Oscar

A indicação do documentário Democracia em vertigem, de Petra Costa, ao Oscar criou uma guerra política nas redes sociais. O filme retrata o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e reforça a narrativa de golpe. Houve reação de partidos mais identificados com a direita e a centro-direita, como o PSDB.

A página oficial da sigla na rede social publicou o seguinte: “Parabéns à diretora Petra Costa pela indicação de melhor ficção e fantasia por Democracia em Vertigem”. O deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) respondeu aos tucanos: “Grosseria desnecessária típica de fracassados”.

 

Calendário de eventos para os 60 anos

A Secretaria de Turismo e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas lançarão calendário de eventos para celebrar os 60 anos da capital. A intenção é divulgar e estimular o turismo no Distrito Federal com apoio da entidade. A chefe da pasta, Vanessa Mendonça, reuniu-se com o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, para tratar do assunto.

“Ter o apoio da Abear, que contempla todas as companhias aéreas do Brasil, é uma grande conquista para nossa cidade. Teremos uma comemoração de alto nível e que vai ficar marcada na história, da forma como a capital merece”, destacou a secretária.

CEB mais perto da privatização

Ontem, representantes da Companhia Energética de Brasília (CEB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) fizeram a primeira reunião para tratar da privatização da estatal. No ano passado, foi firmado um contrato para que o BNDES acompanhasse todo o processo. A vontade do governador Ibaneis Rocha (MDB) é de que toda a tramitação seja concluída até abril deste ano.

Só papos

“Entre na internet e veja como foi o último concurso público da Abin. Se você ver, é um concurso que não tem praticamente nada de matemática e está lá falando de governo estadunidense. Então, você, na seleção, já seleciona pessoas com viés de esquerda nos concursos, como é o Enem”

Abraham Weintraub, ministro da Educação

“Realmente, a direita brasileira deve ir muito mal, especialmente nas provas de direito constitucional, porque desrespeita direitos fundamentais o tempo todo, além de ter vocação para golpes e ditaduras. Eles não entenderam nada da Constituição Federal de 1988!”

Fábio Felix (PSol), deputado distrital