No DF, 41,1% das empresas são comandadas por mulheres

Publicado em Sem categoria
Mulher empresária. Marissa Grootes/Unsplash
Marissa Grootes/Unsplash

Por Sibele Negromonte e Mariana Niederauer

Levantamento da Serasa Experian mostra que 41,1% das empresas no Distrito Federal são lideradas por mulheres. O índice está levemente acima da média nacional, que é de 40,5%, ou seja, 8,3 milhões das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil. O estudo Perfil da Empreendedora Brasileira mostra que o Rio de Janeiro lidera o ranking de mais empreendimentos dirigidos por mulheres (44,4%), seguido de Alagoas (43,1%), Espírito Santo (43%) e Ceará. O DF ocupa a nona posição. Tocantins é a unidade da Federação com o menor índice: 37,5%.

Análise nacional

Do total de empresas dirigidas por mulheres no Brasil, 84,7% têm uma única sócia, enquanto no universo masculino esse percentual é de 77,4%. Elas também começam a empreender mais cedo que os homens — 36,3% entre 20 e 39 anos de idade contra 32,1% deles. Quando se analisa a faixa etária entre 40 e 59 anos, o índice de homens e mulheres à frente dos negócios é praticamente o mesmo: 47,5% e 47,6%, respectivamente.

Área de atuação

Dos 10 principais setores, o comércio de confecções em geral (10,7%) é o mais frequente entre as mulheres, seguido de serviço de higiene e embelezamento pessoal (10,5%) e serviços de alimentação (10%). O levantamento não mapeou os setores por unidade da Federação.

Xô, preconceito!

Provavelmente você já comeu um bolo Nega Maluca ou um doce Teta de Nega, Maria Mole e Espera Marido e nem se deu conta de como o nome dessas tradicionais guloseimas pode ser preconceituoso e pejorativo. Idealizada pelo açúcar Guarani, a campanha Respeito na Medida convida os consumidores a refletirem sobre isso e a rebatizarem essas receitas por meio de uma votação on-line (guaranimaisqueacucar.com.br/respeitonamedida). Cada voto será revertido em doação de R$ 1 para a ONG Mãos de Maria.

Cinema para todos

A edição 2022 do Vamos ao Cinema chega ao fim, mas ainda é possível assistir e votar, de 11 a 17 de dezembro, nos 11 curtas metragens produzidos pelos estudantes no site vamosaocinema.org.br/concursocultural. Patrocinado pela Oi, o projeto leva, desde 2009, a sétima arte para alunos do ensino médio das escolas públicas do DF. Além disso, passou a integrar a grade de disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio nessas unidades de ensino. As equipes de produção dos três filmes mais votados receberão bolsas da Brainstorm Academy para cursos on-line por um período de um ano.

Economia em debate

O Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF) promove amanhã, das 12h às 16h, o seu Encontro Empresarial 2022, na Dúnia City Hall. Na ocasião, será ministrada a palestra Investimentos e perspectivas de negócios frente ao cenário econômico mundial pelo presidente do Sindiatacadista, Álvaro Silveira Júnior (foto), e o estrategista-chefe do BTG Pactual, João Scandiuzzi.

Famílias endividadas

Um total de 30,3% das famílias brasileiras têm alguma dívida em atraso. O dado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em um ano, a inadimplência avançou 4,2 p.p., especialmente entre os mais pobres.

34,1%

Este é o número de consumidores com até 10 salários de renda mensal que atrasaram dívidas, a maior proporção da série histórica, iniciada em 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*