Sucesso empresarial sem glúten e sem lactose

Publicado em Coluna Capital S/A

Uma empresa movida a receitas saudáveis, iniciada de forma despretensiosa. Tudo começou quando Inaiá Sant’Ana descobriu que a filha, Isabelle, ainda bebê, era intolerante à lactose. Começou, assim, a enfrentar a dificuldade de encontrar uma alimentação saborosa e saudável para a filha.  Inaiá decidiu, então, ela mesma preparar bolos, doces, lanches sem lactose e logo eliminou também o glúten do cardápio.

Fez cursos, entre eles o de gastronomia no IESB, para apurar as técnicas da culinária. Inaiá é de Ribeirão Preto (SP), formada em relações públicas, veio para Brasília há 11 anos, depois que se casou com um brasiliense. Após cinco anos trabalhando numa grande empresa, decidiu sair e adotar outro estio de vida. Percebeu que o que produzia, para consumo da família e de alguns amigos, poderia virar um negócio.

Da cozinha de casa para a loja

Nos dois primeiros anos, atendia a encomendas e fazia tudo da cozinha do próprio apartamento, na Asa Sul. Os pedidos foram aumentando, e a chef abriu uma “portinha” na 216 Sul. Um ponto comercial para fazer as entregas das encomendas com uma cozinha para prepará-las.

Os clientes, no entanto, queriam também saborear os bolos e salgados na loja. E a empresária sentiu a necessidade de ter mesinhas, cadeiras e uma máquina de café no local.

Quebrando preconceitos

A expansão veio em 2018, quando Inaiá abriu a Quitutices, confeitaria pioneira no segmento, na 315 Sul. Conquistou muitos clientes, não somente os alérgicos a glúten e lactose, mas também os que não têm restrição alimentar.  O segredo: oferecer muito sabor.

“Vim para quebrar preconceitos, para provar que comida saudável, sem glúten e sem lactose, pode, sim, ser muito saborosa”, afirma a chef , de 40 anos. Hoje, a filha, Isabelle, já tem 9 e cresceu saboreando as receitas da mãe.

Mais lucro na pandemia

Além de receitas, a empresária se dedicou a aprender gestão de negócios. E, quando a pandemia chegou,  ela estava preparada. Conseguiu manter as encomendas, mesmo com a loja fechada, e não precisou demitir nenhum dos 15 funcionários.

Ela bateu recorde de vendas na Páscoa. “Faturamos em apenas uma semana o que faturamos em 1 mês. Mesmo depois da Páscoa, continuei recebendo encomendas de ovos de chocolate por semanas” , conta ela.

Canal de receitas e e-book

O que faz os olhos de Inaiá brilharem é compartilhar receitas. Virou uma missão de vida, para que crianças e adultos com restrições alimentares possam ter o prazer do sabor em sua vidas.  Delícias que também atendem ao paladar de quem não tem intolerância.

Para isso, Inaiá lançou um canal do IGtv, no Instagram, em que ensina como fazer as “quitutices”. E está lançando o e-book Os bolos que minha mãe fazia, um livro de receitas afetivas, adaptadas para quem tem alergia.

Confira no perfil @inasantana.

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