Nas entrelinhas: Tudo é divino e maravilhoso, apesar das incertezas de 2022

Publicado em Cultura, Desemprego, Economia, Educação, Eleições, Ética, Governo, Juventude, Literatura, Memória, Militares, Partidos, Política, Saúde, Trabalho, Violência

Será um ano muito duro, de grandes incertezas, mas a vida sempre vale a pena, se a alma não é pequena — desculpem-me o poético lugar comum

Gosto do nosso cancioneiro popular. Faz a crônica da vida como ela é, sonha com o que deveria ser. As obras de Sergio Cabral, o pai, e Rui Castro sobre o samba e a Bossa Nova, principalmente, mostram muito como a canção popular influencia e reflete o comportamento do povo. Em paciente garimpo cultural, Franklin Martins nos conta a história política da República, em três volumes, a partir da nossa música popular. Um comentário do antropólogo baiano Antônio Risério sobre a jovem Gal Costa me fez viajar aos anos duros do regime militar. No álbum Domingo, de janeiro de 1967, com Caetano Veloso, Gal escancarava a influência de João Gilberto. Já em Baby, de janeiro de 1969, com canções que antecederam a rebordosa do Ato Institucional nº 5, mostra que a Tropicália antecedeu o endurecimento do regime e o exílio de Caetano e Gilberto Gil.

Ouço Divino Maravilhoso: “Atenção Tudo é perigoso/ Tudo é divino maravilhoso/ Atenção para o refrão/ É preciso estar atento e forte/ Não temos tempo de temer a morte/ É preciso estar atento e forte/ Não temos tempo de temer a morte”. Em tempos de necropolítica, o tema da morte se tornou recorrente. Já são dois anos de pandemia no Brasil, com saldo de 619 mil mortos nesta largada de 2022. Entretanto, precisamos celebrar a vida, como no célebre LP Tropicália ou Panis et Circencis, de 1968, de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes e Tom Zé.

O movimento influenciou Hélio Oiticica nas artes plásticas, Glauber Rocha no Cinema Novo, José Celso Martinez Corrêa no teatro brasileiro. Mexeu muito com a nossa música popular, embora tenha resultado na prisão e, depois, em três anos de exílio para a dupla Caetano e Gil.

Mesmo assim, a esperança não morreu, como aquela menina dos olhos verdes de Mario Quintana. É o nosso caso neste ano: 2022 se inicia arrastando as correntes do passado. Será um ano muito duro, de grandes incertezas, mas a vida sempre vale a pena, se a alma não é pequena — desculpem-me o poético lugar comum.

Ancoragem

Quais são as nossas grandes incertezas de 2022? A primeira é a pandemia, claro. A variante ômicron avança numa velocidade inédita pelo mundo, mas é menos letal e a vacinação em massa vem sendo eficaz para evitar internações e mortes, exceto para os não vacinados. Dessa variável sanitária resultarão o nível de atividade econômica e o fluxo das cadeias globais de comércio.

A segunda é econômica, principalmente a inflação e o nível de emprego, em razão do problema fiscal. O governo furou o teto de gastos, o Banco Central (BC) elevou os juros e os agentes econômicos seguram os investimentos. Recessão é sinônimo de agravamento da crise social, que já registra 54% da população com algum nível de insegurança alimentar.

A terceira incerteza chama-se Jair Bolsonaro. O presidente da República é imprevisível, não respeita os paradigmas da política democrática nem seus limites constitucionais. Somente a correlação de forças políticas o contém. Até que ponto ela será suficiente para resguardar as instituições democráticas?

Do ponto de vista econômico, o Brasil está ancorado nas suas contas externas, com reservas de US$ 364,2 bilhões, e na produção do setor agropecuário, que deve bater novos recordes. Entretanto, isso não resolve os problemas do povo, apenas consolida um modelo agrário-exportador e fortalece um projeto político que lembra muito a receita de Oliveira Vianna, em Populações Meridionais do Brasil. É aí que mora o perigo, Bolsonaro tem uma concepção autoritária de poder e nele pretende permanecer, para levar adiante ideias autocráticas, com apoio de um terço da população, para o qual governa.

Essa opção do presidente é uma tática para garantir um lugar no segundo turno nas eleições, meio caminho para a reeleição. Mas também pode ser uma estratégia, pois trata-se da população que o apoia para impor seus desejos e lhes garantir privilégios perante a sociedade. Bolsonaro também dispõe de uma milícia política numerosa e armada até os dentes.

E o divino e maravilhoso? É a vida. E são as eleições de outubro, quando o povo decidirá nas urnas qual o destino a seguir. É preciso estar atento e forte para que seus resultados sejam respeitados. Venha 2022, estamos aí!