Veias abertas do Brasil

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: reprodução da internet

 

          Segundo quem tem acompanhado de perto a venda de terras para estrangeiros, há nessas negociações o perigo de aumentar o Custo Brasil, por meio da formação de verdadeiros oligopólios nesse setor. Para um país que insiste, a todo o custo, em ser o maior produtor de alimentos do mundo, a terra representa aqui o maior insumo do setor agropecuário e deve, portanto, ficar à disposição das forças produtoras internas, até como reserva de áreas e garantia de preço dessas terras.

         Dados de dois ou três anos atrás, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), embora bastante subestimados, davam conta de que os estrangeiros já possuem mais de 4 milhões de hectares no Brasil. Há uma verdadeira confusão nos números e extensão real dessas propriedades, sendo que uma parte delas sequer consta nos arquivos oficiais.

         Estados Unidos, China, Malásia e Europa estão de olho na compra de mais terras e aguardam a modificação nas leis para adquirirem mais de 5 mil hectares no Centro-Oeste, na região Norte e no Matopiba (Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia). O lobby desses compradores é poderoso e envolve muita pressão e dinheiro. Trata-se, como não poderia deixar de ser, de um problema de segurança e soberania nacionais, tão ou mais delicado do que aquele representado pela guerrilha urbana e rural nos anos sessenta e que levou os militares ao poder.

         O agrobusiness, cujos capitais são formados em dólar, torce para que essas vendas ocorram sem atropelos e o mais rapidamente possível. Pesquisa realizada entre os brasileiros já deixou claro que mais de 80% dos ouvidos reprovam a ideia de venda de terras para estrangeiros. O povo sabe onde mora o perigo e não quer correr o risco de perder até a terra sob seus pés para os estrangeiros. Mesmo o atual presidente já se posicionou contra a venda de terras, dizendo que “Não podemos permitir que o Brasil seja comprado.”

          Trata-se de uma discussão que está longe de ser unanimidade, podendo, inclusive, gerar conflitos rurais, desnecessários e sangrentos, para as populações atingidas por essas medidas, o que pode incrementar também as invasões de terras por grupos de esquerda, em nome de ideologias também perigosas. O que não se pode é transformar um assunto dessa seriedade em negociações do tipo política, fechada em conchavos de gabinetes, sem a fiscalização da sociedade.

         O futuro do país e da nação poderá ser comprometido se essa questão não caminhar em favor dos brasileiros, uma vez que é sabido que, num mundo superpopuloso e com escassez cada vez maior de terras agricultáveis e de recursos naturais, os alimentos irão valer mais do que ouro, representando uma questão de vida ou de morte para todos.

A frase que foi pronunciada:

“Uma nação que destrói seus solos destrói a si mesma. As florestas são os pulmões da nossa terra, purificando o ar e dando nova força ao nosso povo.“

Franklin D. Roosevelt

Franklin D. Roosevelt. Foto: super.abril

 

Incentivo

Servidores do DER recebem gratificação de titulação, por emenda apresentada pelo deputado Roosevelt Vilela ao projeto de autoria de Agaciel Maia e Rafael Prudente. “A proposição original, promove uma correção na lei, que foi votada sem os percentuais relativos a cada grau de titulação”. O PL estabelece 15% para graduação ou segunda graduação; 25% para especialização; 35%, mestrado, e 40%, doutorado.

Foto: agenciabrasilia.df

 

História

Aos poucos vai se instituindo em Brasília o turismo educacional, onde escolas visitam a capital para conhecer a história. Dessa vez são estudantes do Espírito Santo que participam do programa. Na capital, mais de 500 alunos da rede pública de ensino participaram do tour.

Alunos do CEF 1 em visita à Catedral de Brasília | Fotos: Renato Braga/Setur

 

Campanha

Faz muita falta uma ação educativa para os motoqueiros de entrega. São audaciosos, irresponsáveis e seguros de que nunca serão punidos. Desde entrar na contramão das entrequadras para não fazer a tesourinha até usar as calçadas para encurtar o caminho.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Sucesso

Continuam um sucesso os restaurantes comunitários. Com a alimentação balanceada, suco e sobremesa, as pessoas são fidelizadas pelo baixo custo.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

 

História de Brasília

Noventa e dois por cento das chamadas telefônicas de ontem em Brasília foram feitas por mulheres, e a conversa mais comum era a indagação de que roupa iria vestir para ir ao baile. Tratava-se do Baile da Cidade, e a estatística foi feita através de enquete com pessoas sôbre “como foi utilizado ontem seu telefone”. (Publicada em 02.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin