Um quinta coluna. Em casa!

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA – In memoriam

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil;

colunadoaricunha@gmail.com;

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

Foto: newsparaiba.com.br

Oposição de verdade, capaz de ferir de morte qualquer pretendente à cargos eleitorais, é aquela que é feita dentro de casa, no recinto sagrado do lar, pelas pessoas mais próximas. Daí ganham as ruas e uma dimensão sem controle, engolindo inteiramente aqueles que pretendem se tornar pessoas públicas. Dessa forma, é possível afirmar que é na vida privada que estão guardados os melindres de cada um, capaz de pôr a nu, perante o público, qualquer postulante ao poder. Exemplos dessa força destruidora vinda diretamente da vida privada, são abundantes e já provaram, mais de uma vez, o poder de fogo que possuem.

Casos recentes como do ex-presidente Lula, à época em que disputava a chefia do Executivo com Collor de Mello, demonstra o poder de fogo oriundo do próprio ninho. Naquela ocasião, as declarações de Míriam Cordeiro, ex-mulher de Lula, apresentadas por seu opositor durante a campanha de 1989, acertou em cheio as pretensões do petista, tirando-o de cena e dando vitória a Collor.

Deputados, senadores, governadores e outros políticos de peso também foram alvejados de morte com declarações vindas de ex-esposas, de filhos, irmãos e outros parentes próximos. Collor sentiu na pele esse mesmo efeito, quando seu irmão, Pedro Collor, fez denúncias graves contra o ex-presidente, precipitando, em 1992, o processo de impeachment contra o mandatário.

Histórias pitorescas e outras não volta e meia são apresentadas ao grande público, revelando o lado, nada saudável da convivência intramuros de pessoas públicas. Houve casos, inclusive, de ex-governador de um estado do Nordeste que, dentro de casa, apanhava da mulher com toalha molhada sempre que pisava fora da linha.

Com esses casos pitorescos ou não, todos devidamente divulgados pela imprensa na ocasião, quando ainda não havia a figura do fake news, serviu para desqualificar e mesmo atingir gravemente muitos políticos e homens públicos. É dentro de casa que está estacionada o quinta coluna, capaz de derrotar qualquer pretendente a postos políticos. Isso tudo sem falar de casos escandalosos envolvendo, ex-mulheres, amantes e concubinas diversas. Dessa forma é preciso colher esses exemplos como lições a ser levadas a sério pelos diversos candidatos, mesmo aqueles que se acham agora com a mão na faixa presidencial.

Declarações como as feitas agora pelo filho do presidenciável do PSL, Eduardo Bolsonaro, ajudam a pôr mais lenha da fogueira daqueles que querem ver o candidato da direita frito em praça pública. Nesse caso, um bom ouvinte procura o contexto da fala e percebe a jogada para desestabilizar o candidato.

Oposição com poder de fulminar qualquer um vem de casa, pois é dentro de quatro paredes que cada um mostra o que é de fato. Por isso, antes de ganhar as ruas com campanhas e palavrório empolados, querendo se passar por impolutos e acima do bem e do mal, é preciso que cada candidato olhe em volta, dentro de casa, faça uma reunião com a família, peça desculpas por eventuais erros e combine um discurso único entre todos, de preferência peça para ninguém próximo dar declarações ou entrevistas. Melhor ter certeza de que não está dormindo todas as noites debaixo do mesmo teto do seu pior inimigo.

 

A frase que foi pronunciada:

“Que que eu quero com um salário de 20 mil reais? Vai resolver qual problema meu de vida? Nenhum! Dou lá para as crianças para as escolas, para as creches. Faz lá do jeito que precisar.”

Candidato Ibaneis esnoba salário para os jornalistas ouvirem.

Foto: jornaldebrasilia.com.br

Visto

Senador Telmário Mota alterou a lei sobre emissão de poluentes por veículos automotores para vedar a comercialização e circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis até 2040. O senador Cristovam ficou encantado com a iniciativa e disse que poderia ter sido antecipado para 2030, como na Europa.

Foto: senado.leg.br

Lido

Dado que traz um leque de suspeitas é saber quem encomenda as pesquisas de opinião que são apresentadas ao público em tempo de eleição. Por incrível que pareça, vários institutos bancam as próprias pesquisas tornando o assunto um mistério. O Instituto Veritá, de Uberlândia, Minas Gerais, autofinanciou 37 pesquisas, segundo maior número após o RealTime Big Data. Também não há explicações sobre os recursos de Ranking Comunicação e Pesquisa (24), Instituto Galaxy (22), Imagem Comunicação (17), Top Mídia News (14), Quality Pesquisas (12), Instituto Haverroth (12) e Voice (11) — entre os parênteses, está o número de pesquisas que cada um deles pagou para si mesmo. A informação é da revista Época na matéria “Afogados em números.”

Charge: Ivan Cabral

Ouvido

Expectativa sobre a mudança de cultura no Congresso, caso vença Bolsonaro. Com parlamentares recém-chegados, há apostas contando que muitos se alinharão à velha política, enquanto outros estão certos de que a oposição à essa tradição será ferrenha.

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

E mudou todo o Tribunal, todos os seus órgãos. E há outro exemplo, dos mais brilhantes: o ministro Sampaio Costa, presidente do Tribunal Federal de Recursos, só arreda o pé de Brasília quando está em férias. Quando não, é na sua mesa de trabalho, seu lugar. (Publicado em 02.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin