Humanos como peças de um tabuleiro

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA – In memoriam

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil;

colunadoaricunha@gmail.com;

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters – 22.10.2018 (noticias.r7.com)

Enquanto muitos brasileiros continuam se engalfinhando numa luta insana entre o que acreditam ser méritos e deméritos de uma direita ou de uma esquerda, como se de fato existisse alguma divisão ideológica e clara entre a multidão de partidos políticos que decoram nossa democracia, o mundo vai experimentando as mais drásticas turbulências humanas, decorrentes das enormes ondas migratórias que se movimentam de um lugar para outro em busca de uma vida digna.

Fôssemos caracterizar o mundo atual, nesse início do século XXI, com certeza teríamos que incluir, como uma das faces mais visíveis desse nosso tempo, as grandes ondas migratórias que vêm ocorrendo em praticamente todos os continentes. São centenas de milhares de refugiados que buscam cruzar fronteiras fugindo de instabilidades e guerras políticas, atrás de trabalho, comida e moradia.

Desavenças e escaramuças políticas que flagelam muitos países do globo vêm colaborando para engrossar essas fileiras imensas de seres humanos que se deslocam sem rumo pela terra. Esse é o caso das mudanças climáticas, tantas vezes alertadas pelos cientistas, mas que muitos governantes insistem ainda em desconsiderar. E esse é um outro fator que vem caracterizando, com precisão, o século atual.

Da união entre a instabilidade política, que se alastra pelo mundo, com as mudanças rápidas provocadas pelo aquecimento global, e as grandes ondas migratórias, que decorrem desses fenômenos, o que o mundo assiste hoje é o começo de um século turbulento e instável, que irá afetar, de modo profundo, praticamente todas as nações do planeta.

Às vésperas do segundo turno das eleições no Brasil, há uma enorme massa humana, formada por refugiados e migrantes centro-americanos, se em procissão pelo México, rumo à fronteira Sul dos Estados Unidos em busca de melhores oportunidades de vida. São, segundo a Agência da ONU para refugiados (ACNUR), mais de 7 mil pessoas de todas as idades, que há dias marcham, em condições sub-humanas, em direção ao que acreditam ser o país das oportunidades.

A chamada Grande Marcha para o Norte terá que percorrer mais de 2 mil quilômetros até atingir o solo americano e caso seja negada a possibilidade de entrada naquele país, como parece provável, terão que refazer o caminho de volta, ou seja, mais dois mil quilômetros de regresso. Trata-se de uma crise humanitária sem precedentes no continente americano, e reforça as suspeitas de que as grandes migrações começam também a afetar nosso continente.

Nesse sentido, qualquer presidente que venha ser eleito, aqui no Brasil ou no resto das Américas, terá que incluir, obrigatoriamente, em suas agendas a questão das ondas migratórias que varrem o planeta.

 

A frase que foi pronunciada:

“A exageração degenera os sentimentos, desvirtua os fatos, desfigura a verdade.” 

Joaquim Manoel de Macedo

 

Insegurança

Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista, acredita que o Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente ficarão separados no próximo governo. Poucas horas antes de fechar essa edição, a ideia já era outra. Parece que encontraram uma razão para aceitar a fusão dos dois ministérios.

Manifestação sobre a unificação dos ministérios do Meio Ambiente e o da Agricultura.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Discurso&Prática

Pouco se falou do passado no mês de abril em um prédio de Belo Horizonte onde três ônibus estacionaram e despejaram tinta vermelha no chão e na fachada, dando um recado à ministra Cármen Lúcia. O tema era o Habeas Corpus negado à Lula. Já esqueceram?

Cala te

Falem bem mas falem de mim! Depois que o Exército uruguaio proibiu militares de se manifestar é que vemos como a liberdade de expressão é importante para a democracia.

 

Regras

Selfies durante as eleições vão custar caro aos engraçadinhos. O Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral está trabalhando com afinco. A Polícia Federal identificou pessoas nessa situação em Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. O crime previsto no Código Eleitoral impõe dois anos de prisão. Além disso, essa prática pode ser considerada como boca de urna. Nesse caso, há uma multa que varia entre R$ 5 mil a R$ 15 mil.

Charge do Casso

Futebol

Com vários craques da seleção brasileira em campo, a Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 2018 reúne dez equipes e 120 atletas, 96 deles deficientes visuais. O campeonato, de 5 a 11 de novembro, acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Para Rafael Astrada, técnico da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC-RS), uma das equipes favoritas, a competição é a maior do mundo.

Foto: www.cpb.org.br

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Este sendo de responsabilidade é o responsável pelo funcionamento perfeito do Judiciário no Distrito Federal. (Publicado em 02.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin