Músicas imortais

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

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É possível dizer que na vida de todos nós, da infância à velhice, em cada período e de modo diverso, existiu sempre, em todo o tempo e lugar, um fundo musical, vindo do rádio ou outro meio qualquer, imprimindo, em nossa memória auditiva, os traços que marcam essas etapas de nossa existência, compondo assim o que seria a trilha musical de nossa existência.

Para aqueles que vieram para construção da capital, nas primeiras décadas do século passado, está gravado, na memória, todo o repertório musical que marcou aqueles anos incríveis. O fato é que existe sim uma trilha sonora diversa, a embalar como músicas de fundo, toda a barulhenta e agitada construção de Brasília, misturando músicas nacionais e internacionais ao som estridente de uma cidade que nascia no meio de nada.

De Luiz Gonzaga aos Beatles, toda essa movimentação de operários e candangos era regida por trilhas musicais daquele período. Coincidentemente, a extraordinária epopeia de erguer-se uma moderna capital no esquecido e vazio Centro-Oeste do país, foi toda ela embalada por um tempo também marcado por uma espetacular explosão de criatividade musical, inserindo o nascimento de uma cidade numa época de efervescência musical, em que foram compostas músicas vivas na memória dos brasileiros daqueles anos.

Há até quem diga que sem essa trilha sonora sem igual, a construção de Brasília não teria o mesmo ritmo e cadência. Fazer aqui uma lista dessas obras, mesmo que enorme, seria, por certo, um trabalho injusto, já que irá deixar muitas composições de fora desse rol. Contamos com os leitores para aumentar essa lista. Algumas das músicas mais emblemáticas, tocadas nas rádios naqueles anos incluem trabalhos como: “Garota de Ipanema”, “Água de beber”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Mas Que Nada”, de Jorge Ben”; Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars)”, de Tom Jobim; “Samba de Janeiro”, de Carlos Alberto Cruz e Jair Amorim; “Chega de Saudade”, de Tom Jobim; “Desafinado”, de Tom Jobim e Newton Mendonça; “A Banda”, de Chico Buarque; “Menino Desce o Morro”, de Tom Zé; “Você”, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle; “Berimbau”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Estas músicas se inserem tanto dentro do movimento da Bossa Nova como da música popular feita naquele período e já apontavam para um novo momento em que a realidade do país, suas contradições e desigualdades, começavam a ser exploradas pelos compositores desse período. Todas elas ocupam hoje o patamar da MPB (Música Popular Brasileira), sendo consideradas clássicos nacionais. Por certo, que essa não era a trilha sonora de agrado dos operários, que, nessa época, ouviam Luiz Gonzaga, Xotes, Baião, Quadrilha, Samba-de-Coco, Forró, Frevo, Maracatu e muitos outros estilos regionais.

Programas radiofônicos matinais, como o do Coronel Ludugero ou “de Cá, você de Lá” apresentavam, ao lado das atrações de humor e curiosidades, uma longa lista de pedidos musicais, a maioria dedicados a pessoas e amadas que ficaram em outros estados.

Para os que vinham transferidos para a nova capital, a grade de rádio dos primeiros anos da capital apresentava programas como o Não Diga Não, comandado pelo radialista Galeb Baufaker, que, com seu topete típico de Bad Boy, introduzia, pioneiramente, o melhor do rock na cidade, trazendo novidades como os Beatles, Rolling Stones, Beach Boys e tantos outros. Dando um salto de mais uma ou duas décadas depois no tempo, aos candangos, era apresentada a música cinematográfica de Burt Bacharach, amplamente reconhecido como um dos compositores mais importantes e influentes da música popular do século XX e que, agora, deixou-nos com a idade de 94 anos.

Sua obra inclui uma ampla gama de sucessos pop, R&B e música de filmes, bem como peças teatrais de sucesso. A habilidade única de Bacharach de combinar melodias melancólicas e harmonias sofisticadas com letras significativas e inteligentes resultou em algumas das músicas mais memoráveis e amadas de todos os tempos, incluindo “What the World Needs Now Is Love,” “I Say a Little Prayer,” e “Close to You.” Além disso, sua parceria com o letrista Hal David resultou em algumas das mais bem-sucedidas colaborações na história da música popular.

A influência de Bacharach na música contemporânea é inegável. Suas composições foram amplamente elogiadas por críticos e apreciadas por público de todas as idades e gêneros musicais. Ele também teve um impacto significativo na cultura popular como um todo, com suas músicas sendo frequentemente referenciadas e parodiadas em filmes, televisão e mídia. Em resumo, a obra de Burt Bacharach é de enorme importância na música popular do século XX e continua a ser uma fonte de inspiração para muitos artistas contemporâneos. Sua morte recente é uma perda triste para a comunidade musical, mas sua música viverá para sempre como um legado duradouro de seu talento e habilidade única como compositor.

 

A frase que foi pronunciada:

“Nunca gostei de ser enganado por uma namorada ou agente, e certamente pelo presidente dos Estados Unidos.”

Burt Bacharach

Burt Bacharach. Foto: Harry Langdon/Getty Images

 

História de Brasília

Você que dirige em superquadra, saiba que subindo ou descendo O ideal seria que o fizesse em segunda, seja qual for a marca do seu carro. Nessa marcha você evitará trombadas e atropelamentos. (Publicada em 15.03.1962)

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