Guerras não são lugares para os jovens

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Carlos Rosillo

 

           Guerras, quer queiram, quer não, também podem ser enquadradas na categoria de processos didáticos. Ao menos no que diz respeito às lições e aos exemplos de tudo o que não deve ser feito. Mesmo sabendo que as guerras se alimentam famintas do sangue humano, há nelas aquela parcela de humanidade que nos faz refletir sobre a possibilidade sempre perdida de buscarmos a luz do humanismo dentro de nós mesmos.

        O que se expressa nesse teatro de horrores é nossa metade niilista, escondida em nossas sombras e que nos faz mover, dentro da pulsão de morte, no embate permanente entre Eros e Tânatos. Eis-nos na guerra com a nossa meia face animal, todo feito de instintos, como uma cicatriz profunda e marcante que trazemos desde a pré-história humana.

        Espantoso notar que a maioria absoluta de todos aqueles que se vêm diretamente imersos nesse mar de sangue são justamente aqueles que mais anseiam por manter distância desse pesadelo. Infelizmente, aqueles que escrevem, nas minúcias das estratégias militares, todo esse bailado de morte permanecem bem distantes desse palco, na paz e no aconchego aquecido de seus lares, em segurança com a família, vendo pelo noticiário o empilhar de corpos que aumenta do dia para a noite.

        Difícil encontrar, numa guerra fratricida, quem verdadeiramente odeie, de morte, seu semelhante. Há um ódio sim, contido e até inexplicável, que todo soldado alimenta contra os políticos e generais que os empurraram, ainda na flor da idade, para dentro do barco de Caronte, numa viagem sem volta.

        A oeste do planeta, nada de novo. A leste também. Todos ensaiam a coreografia do que pode ser peça derradeira. Os estrategistas, os generais e os políticos, que por seu protagonismo a catalisar a dores, observam do camarote o desenrolar dos acontecimentos, quando, por dever moral, deveriam ser os primeiros a marcharem nas frentes de batalhas. Essa e todas as guerras não possuem ligação ou parceria qualquer com a juventude. São, por sua essência, uma questão íntima pertencente somente àqueles que brindam a morte. É a covardia velhaca, transmutada em ciúmes, a empurrar os jovens para o fim da vida na Terra.

        Obviamente que todo esse espetáculo, erguido com carne e ossos, conta, como em todo show business de monta, com o patrocínio bilionário das empresas de armamentos tanto do ocidente, como do oriente. São esses empresários da morte os principais mecenas a dar suporte à arte da guerra. Também eles se alimentam do sangue dos mais jovens. Seus produtos, de última geração tecnológica, são concebidos exclusivamente para serem usados por soldados de tenra idade. São esses recrutas que azeitam suas engrenagens com sangue vivo.

        Pudessem as taças de vinhos, com que esses magnatas, essa elite da guerra, brindam o sucesso de seus empreendimentos malignos, serem transmutadas de vinho para sangue, por certo, não notariam a diferença no paladar. Quantos soldados, em suas trincheiras, nas noites gélidas de inverno, entre a vigília e o sonho, não imaginaram a possibilidade de uma união entre jovens de todo o mundo, para lutar, isso sim, contra essa horda de decrépitos assassinos? Quantos daqueles que, de arma em punho, não desejaram estar em casa, longe do conflito, beijando sua amada, seu filho, sua mãe? Quantos desses mesmos soldados, de um lado e de outro, não sonham com um acordo, breve e definitivo, de paz?

        Estranho pensar que os que estão em luta querem, no íntimo da alma, trégua e paz. Sendo que aqueles que anunciam com estardalhaço aos quatro ventos, que desejam a paz, são justamente aqueles que alimentam o desejo por mais mortes e escombros. Os degraus da glória, de um pequeno punhado de homens solitários e vazios, e que mais tarde serão os únicos a serem citados nos livros de história, são montados sobre cadáveres, principalmente daqueles conhecidos como os soldados desconhecidos, a quem prestam homenagens sem sentido, com coroas de flores sem perfume.

A frase que foi pronunciada:

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais… que vos desprezam… que vos escravizam… que arregimentam as vossas vidas… que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar… os que não se fazem amar e os inumanos!”

Parte do discurso final de ‘O Grande Ditador’, de Charlie Chaplin (1940)

 

Leitor

Renato Prestes reclama da falta de comunicação entre a Administração de Águas Claras e a população. Segundo o leitor, há um único celular, porém, o mesmo raramente é atendido. É preciso maior divulgação sobre as formas de contato.

Foto: Ed Alves/CB/DA Press

AD

Dia 2 de abril, Lulu Santos se apresenta em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses. O show celebra os 40 anos de muito sucesso do cantor e promete fazer o público dançar e cantar ao som de vários hits que fizeram e fazem parte das nossas vidas. Os ingressos já estão à venda no site da Bilheteria Digital. Garanta o seu porque os mesmos são limitados!

Foto: brasilia.deboa.com

História de Brasília

Os motoristas do aeroporto estão recebendo propinas para levarem hóspedes para o Hotel Imperial. Há, na portaria no Hotel Nacional, a reclamação de diversos hóspedes fazendo essa denúncia. (Publicada em 20.02.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin