Envolvimento na educação dos filhos é fundamental

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Charge: g1.globo.com

 

Vamos ver como tudo fica depois da pandemia. Mas, se há um tempo para mudar, esse tempo é agora. Enquanto persistirmos em nosso modelo de escola pública, baseado na excessiva centralização de decisões, todos os anos seremos forçados a ouvir notícias de que alguns estabelecimentos de ensino, por falta de previsões adequadas, ainda se encontram em processo de reforma física das instalações. Com isso, algumas escolas simplesmente não podem dar início ao ano letivo.

Não se conhecem ainda as razões que levaram a Secretaria de Educação a abandonar o modelo de fábrica de escolas que ajudava tanto na construção e reforma de escolas e que, de certa maneira, economizava na logística para manter essas unidades de ensino em boas condições de funcionamento. Por outro lado, é preciso que a manutenção e conservação das escolas sejam também tarefas obrigatórias aos estudantes e aos seus responsáveis diretos.

No Japão, um país rico e que poderia se dar ao luxo de chamar apenas para si a tarefa de cuidar das escolas, faz questão de que seus estabelecimentos de ensino sejam cuidados pelos próprios alunos, que se encarregam de tudo: da limpeza ao conserto das instalações. Essa tarefa poderia muito bem ser incluída dentro das disciplinas obrigatórias, fazendo com que os alunos e seus responsáveis ficassem diretamente envolvidos com a tarefa de manutenção e conservação das áreas físicas.

Essa simples tarefa de responsabilização de todos no cuidado com as escolas é capaz de semear, nos jovens e na comunidade, de uma forma geral, o sentimento de pertencimento e de carinho, fazendo com que todos sejam igualmente responsáveis materiais por suas escolas. Quem cuida, não depreda. Essa é uma lição que os jovens, com certeza, irão levar para toda a vida.

É preciso reacender o sentimento dentro das escolas de civilidade, acabando com o paternalismo tolo e infantil de que tudo necessita ser feito apenas pelo governo. Quando uma escola é depredada, toda a comunidade é atingida e aviltada igualmente. Sem cultivar essa ideia de que a comunidade é dona de seus destinos, continuaremos correndo em círculos, sem ir a lugar nenhum.

Educadores estão convencidos, hoje, de que a educação, concebida lá atrás e que visava a preparação de pessoas como força de trabalho, obedientes e mecanizadas, não mais tem lugar na atualidade e que educação, como forma de seleção empresarial, está com os dias contados, pelo menos nos países que já compreenderam a importância de trazer, ao conhecimento, aspectos essenciais a todos os seres humanos como é o caso da compaixão e da bondade. Obviamente que, no caso brasileiro, onde a educação vive ainda com carências básicas, como teto para cobrir escolas, carteiras para os alunos sentarem, banheiros e outras necessidades primárias, trabalhar nesse período de isolamento social não tem sido fácil para os que foram obrigados a entrar na seara eletrônica.

Pesquisas atuais nas bases neurais da emoção, que têm como centro novos modelos para o florescimento humano, são o que existe de mais promissor nas áreas de educação em alguns lugares do mundo, e anunciam uma nova revolução nos métodos de ensino.

Esse tema é, para muitos, o caminho mais prático e seguro para mudar o mundo futuro, livrando os seres humanos da escravidão política, militar, religiosa, libertando os espíritos do fanatismo, do materialismo, revivendo o humano adormecido em cada um. Trata-se de uma tarefa e tanto!

É preciso cultivar em nossos jovens, desde cedo, a mentalidade de que os verdadeiros proprietários das escolas são aqueles que usufruem dela, seja ontem, hoje ou amanhã. Para tanto, é preciso tirá-los da zona de conforto, dar-lhes vassoura, enxadas, pinceis, panos e outras ferramentas de trabalhos e convocá-los a pôr as mãos à obra.

Realizar mutirões nos fins de semana, envolvendo toda a comunidade para cuidar das escolas. Mostrar quão dignificante é o trabalho de manter nossos espaços de vida social comum. É preciso incutir nos mais moços que a escola é, para muitos, seu segundo lar e precisa, pois, ser bem cuidada e preservada. Não pode haver vida social onde imperam o egoísmo e a negligência.

 

 

A frase que foi pronunciada:

“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”

Jean Piaget, psicólogo

Foto: Jean Piaget in Ann Arbor

 

Proatividade

Motoqueiros ultrapassam os carros nas tesourinhas pela direita, tiram o escapamento para aumentar o barulho, entram na contramão das comerciais para fazer a volta, andam pelas calçadas, ultrapassam sinal vermelho onde não há pardal. Carros começam a acelerar nas faixas de pedestre. Alguma coisa precisa ser feita antes que seja tarde.

Foto: correiobraziliense.com

 

Remédio

Corre pelas Mídias Sociais a seguinte postagem: “Três vacinas que o Brasil precisa: prisão em 2ª instância, fim do foro privilegiado e auditoria nas eleições.”

Charge do Duke

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

O general Delgado, que é a pedra no sapato da oposição portuguesa, chegou a São Paulo dizendo que comandou a revolução Beja, e disse que utilizou uma artimanha: o artifício de uma perna manca, que conseguiu através de um grão de milho no sapato. (Publicado em 19/01/1962)

 

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin