VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)
Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade
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Cientistas políticos e outros entendidos no intrincado mundo das eleições sabem muito bem que as pesquisas de opinião, por conter um conjunto ordenado de informações, possuem um papel importante sobre a decisão do eleitor na hora do voto. Essa observação vale tanto para o chamado voto útil, quando o cidadão escolhe aquele postulante que aparece nas pesquisas com maior chance de vencer, quanto para aqueles eleitores que usam o voto para vedar a chances daqueles candidatos que eles desejam que perca o sufrágio. Ou seja, as pesquisas de opinião fornecem ao cidadão dados que ele usará para decidir seu voto, quer ele perceba ou não essa influência.
Para os candidatos e para os órgãos de imprensa, o material fornecido por esses institutos de pesquisa é base principal para uma infinidade de análises e informações que passam a ser veiculadas diariamente. Fossem apenas esses os objetivos dos institutos de opinião, estaríamos diante de um mundo ideal. Ocorre que os institutos, como empresas que são, e, sobretudo, seus proprietários trabalham também em pesquisas encomendadas diretamente por aqueles que desejam ver e difundir números favoráveis a seus escolhidos, como para encontrar dados que mostram as poucas chances dos adversários.
Nesse quesito, é possível afirmar que existem institutos sérios e outros nem tanto, basta ver o que diziam nas eleições passadas. Para aqueles que não são candidatos e que representam a grande maioria dos que consomem essas análises, pesquisas maldosamente orientadas e divulgadas para o público acabam exercendo um papel nefasto para a própria democracia.
Ao insuflar números de determinado candidato e desidratar outros, alguns institutos de pesquisa induzem mal os eleitores e prejudicam o próprio pleito, transformando as eleições num redemoinho de números díspares. Enquanto um instituto apresenta um candidato na dianteira para determinado cargo, outra empresa de pesquisa apresenta números totalmente contrários. Essa disparidade de números obviamente concorre para o descrédito de muitos institutos de pesquisa, sendo que, terminada as eleições, muitas dessas empresas simplesmente desaparecem na poeira. Numa democracia, os institutos de pesquisas possuem relevância na medida em que trabalham seguindo os parâmetros científicos de análise comparativa de números apresentados dentro da cartilha da Estatística. Somente institutos que prezam pelo rigor científico conseguem credibilidade e respeito do mercado, dos clientes e dos eleitores. Dos mais de 120 institutos de pesquisas que, desde 2018, vêm realizando pesquisas locais e no âmbito nacional, apenas uma dúzia delas se mantêm com relativa estabilidade no mercado. Outras, de tanto errar nos números e nas estatísticas, desaparecem ou mudam o nome de fantasia comercial para sobreviver.
A Justiça Eleitoral jura que controla com rigor essas pesquisas, fazendo uma série de exigências, como recortes por regiões, por sexo, escolaridade e outros dados obrigatórios. Para aqueles brasileiros que não consomem esses dados, as pesquisas são feitas de forma popular nas filas de ônibus, da padaria, das farmácias, feiras, nos táxis e nas ruas, sendo que cada um procura conhecer a opinião do próximo sobre determinado candidato e suas propostas, para depois decidir seu voto. A questão aqui é saber até que ponto os brasileiros confiam nas análises e nas pesquisas de opinião.
Levantamento recente mostra que os brasileiros estão divididos nesse assunto. O bombardeamento de números durante as eleições divulgados diariamente pelos institutos de pesquisa, mostrando a posição dos candidatos a cada momento, acaba exercendo influência sobre o eleitor que vê essa disputa acirrada como uma verdadeira corrida de cavalos, com chances ora para um jóquei, ora para outro. No geral, o que se nota é uma falta de conhecimento do eleitor sobre o sistema político e isso também conta na hora de votar. Num país tão diverso como o nosso, muitas vezes a decisão do eleitor é tomada no último segundo, ainda na fila de votação, quando o cidadão passa a escutar todo o tipo de história e toma aquela mensagem que lhe chega ao ouvido como decisiva e assim decide, em cima do laço, em quem votar, ou em quem não.
A frase que foi pronunciada:
“Os ingleses pensam que são livres. Eles são livres apenas durante a eleição dos membros do parlamento.”
Jean-Jacques Rousseau
Novidade
A Câmara dos Deputados vai discutir um Projeto de Lei (n° 224, de 2021) que tipifica o crime de estelionato mediante a clonagem de dispositivo eletrônico ou aplicativo utilizado pela vítima.
História de Brasília
Dá a entender que houve propósito de ferir uma das relíquias de Brasília, porque nenhuma placa foi colocada no local. A tôrre não é da Novacap, nem do DTUI, nem do DFL, nem do Exército. Ninguém sabe quem construiu, nem com ordem de quem. (Publicada em 09.03.1962)