Aqui jaz a velha ordem

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO
Criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960

Com Circe Cunha  e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Charge: blogdotarso.com

Com a mudança dos ventos na política, o que a maioria dos brasileiros aguarda agora é que algumas distorções, trazidas e alimentadas pelo antigo governo, fiquem apenas no passado, como exemplos de um tempo em que crimes de toda a ordem tinham como esteio uma falsa, distorcida e oportuna interpretação das leis.

Durante quase duas décadas, o que a nação assistiu, reiteradamente, foi a exegese de leis feita sob medida para atender as estratégias políticas do governo de plantão. Com isso e durante todo esse tempo, o Poder Judiciário, principalmente as altas Cortes, foram ocupadas com demandas que tinham como propósito legitimar ações das mais diversas, que, num ambiente de plena normalidade institucional, jamais ocorreriam. Resta saber como irá se comportar o poder Legislativo, acostumado ao balcão de negócios que não considera os eleitores.

Apenas à guisa de exemplo, observem como a questão da condenação e da prisão do ex-presidente Lula tem tomado tempo e discussões na mais alta instância da justiça, como se não houvesse uma imensa relação de assuntos muito mais graves, urgentes e necessários para o país, furando a fila e tomando a frente de processos que há anos aguardam um simples parecer.

O trem desgovernado e fora dos trilhos do petismo exigia, a cada instante, uma retaguarda jurídica que, ao menos, tornasse menos evidente as flagrantes ilegalidades. Diante de um governo, avesso a ética, o jeito foi transformar todo o imenso e poderoso aparato da justiça, em anteparo às medidas esdrúxulas que tinham no seu âmago, apenas e tão só, o fortalecimento do partido e sua perpetuação no poder.

Não é por outro motivo, que ao longo de todo esse inverno de nossa história, os grandes escritórios de advocacia, que outrora cuidavam de processos de outras naturezas e muito menos rentáveis, encontraram, nos muitos desvãos da conduta do governo lulopetista, uma mina preciosa e promissora, capaz de fazer inveja a todo o ciclo do ouro de nossa história.

São esses mesmos causídicos que agora reclamam de um possível fechamento dessas minas, caso venha a prevalecer a prisão em segunda instância, conforme desejam os homens e mulheres de bem desse país. A decisão monocrática, adotada na undécima hora, por um ministro da Suprema Corte, mandando soltar todos os presos com condenação após 2ª instância, ao se escudar num resquício constitucional e arcaico que tornam inimputáveis todos poderosos, vem em socorro dessa mesma velha ordem e de passado que todos querem esquecido e enterrado sob uma lápide onde se lê: jaz aqui a velha ordem, vítima de sua própria ignomínia.

 

A frase que não foi pronunciada:

“Sem medo de ser feliz mergulhei numa ilusão. Chega de Marketing. Eu quero é um governo que aja com seriedade e determinação em respeito aos impostos pagos pelos cidadãos.”

Pensamento de um ex-petista

 

Colheita

Se depender do delegado-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, italiano Cesare Battisti será localizado em breve. Mesmo que tenha deixado o território brasileiro, a Interpol também está no encalço.

Foto: g1.globo.com

Metrô

Encontrar objeto perdido no metrô é muito mais fácil do que se imagina. O inspetor Tito afirma que se um número telefônico estiver no objeto, eles ligam dando a informação do paradeiro. Normalmente o melhor local para buscar o objeto é na própria estação onde foi perdido. Se não estiver lá, o número do posto central é: 3353-7337.

 

Sem fome

Kiko Afonso, coordenador da campanha Natal sem Fome, deu importante entrevista na EBC. Discorreu sobre a situação do Brasil. O que não há como se compreender é que, desde quando os portugueses atracaram nesse país, sabe-se que “em se plantando tudo dá”. O problema é que não temos a cultura de plantio doméstico nem a consciência contra o desperdício. Bons temas a se trabalhar.

Foto: natalsemfome.org.br

Perigo

Recém-chegada em Brasília, norte-americana conta o que a imprensa por lá fala sobre o novo presidente do Brasil. Impressionante como agências e jornalistas partidários brincam com a mente humana.

 

Inacreditável

Assunto interessante tratado no blog de Nina Lemos. Nesse ano teremos o primeiro Natal onde famílias se separaram por causa de opiniões diferentes de candidatos das eleições. A separação familiar acontece, mas os políticos continuam felizes para sempre.

Charge assinada por Myrria

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

A única creche de Brasília, aproveitada de um barraco da superquadra 108 ainda não   está   funcionando.   E   a   razão, é   a   falta   da   verba   da   prefeitura. (Publicado em 07.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin