A fundamental atenção à primeira infância

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO
Criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960

Com Circe Cunha  e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

Charge do Ivan Cabral

James Heckman, professor da Universidade de Chicago e Prêmio Nobel de Economia no ano 2000, vem defendendo o incremento de estímulos a crianças na primeira infância desde cedo. Quanto mais cedo melhor, inclusive quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Embora essa seja uma evidência que vem se provando cada vez mais ao longo dos últimos anos, essa é ainda uma fase negligenciada por muitos governos, principalmente nos países pobres, onde inexistem boas creches e pré-escolas adequadas a esse trabalho.

De acordo com as pesquisas que o cientista vem empreendendo, está comprovado que deixar de lado esse período particular na vida das crianças, sem fazer investimentos adequados na primeira infância, traz prejuízos altíssimos para todo mundo. “Países que não investem na primeira infância apresentam índices de criminalidade mais elevados, maiores taxas de gravidez na adolescência e de evasão no ensino médio e níveis menores de produtividade no mercado de trabalho”, afirma o Nobel de economia, para quem a cada real gasto na primeira infância, trará um retorno para a sociedade de aproximadamente R$ 0,15 centavos durante toda a vida dessa pessoa, o que, na sua avaliação, é o melhor e mais seguro dos investimentos.

James Heckman lamenta, contudo, que ainda exista uma total ignorância sobre esse assunto na maior parte do planeta, e o Brasil, onde vem frequentemente, a coisa não é diferente. Nesse sentido, o cientista faz um alerta para os novos governantes, ressaltando que não investir nesses primeiros anos de vida dos cidadãos, além de uma decisão pouco inteligente, trará consequências seríssimas e negativas não só no plano social, mas terá repercussões na própria economia do país.

Um exemplo claro desses efeitos pode ser visto na questão da segurança pública. Diz o cientista: “Existem dois caminhos para resolver a questão da segurança pública. Um é contratar bons policiais para zelar pelo cumprimento das leis. O outro é investir, desde cedo, nas crianças, para que adquiram habilidades, como um bom poder de julgamento e autocontrole, que as ajudarão a integrar-se à sociedade, mantendo-as longe da violência e das drogas. A opção pela primeira infância custa até um décimo da opção por mais policiais”.

 

A frase que foi pronunciada:

“Uma mente bem educada terá sempre mais perguntas que respostas.”

Helen Keller

 

Manejo do lixo

Importante trabalho desenvolvido por Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti intitulado “Concepção de gestão dos resíduos sólidos domiciliares e na preservação do meio ambiente” poderia transformar Brasília em exemplo a outros estados no manejo do lixo.

Foto: clubedecienciasocioambientaiscmb.blogspot.com

Limongi

Coisa boa são os amigos que nos advertem nos erros. Cometemos dois. 1)  Lei Rouanet é do governo Collor; 2) “A matemática do comércio…” deveria ser “A aritmética do comércio.” Obrigada amigo, um 2019 cheio de sabedoria!

 

Lei

Depois da CPI das próteses, o senador Humberto Costa foi o relator de uma lei sobre o assunto. No artigo das vedações, sanções e penalidades, o Art. 11 rege sobre obter ou receber vantagem de qualquer espécie em razão da compra, utilização, emprego, indicação ou prescrição de dispositivos médicos. Pena – reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Aviso

Para aqueles que vieram para essa capital, não em busca de lugar para si a para sua família, mas para fazer fortuna fácil e rápida, respeitar o planejamento urbano da cidade deve ser prioridade.

 

Meta

Assim como uma empresa, os partidos políticos devem aprender que na atual conjuntura, com a série de denúncias que tem pesado sobre as legendas e seus membros na malversação do dinheiro público, a valorização da marca, simbolizada pela sigla partidária, deve ser a primeira e mais importante preocupação para seguir rumo ao futuro.

 

Sem parar

Aviso da Caesb. Dia 31 de dezembro, as Agências de Atendimento da CEB Distribuição funcionarão pela manhã, das 8h às 14h. A central de teleatendimento (116) e os serviços de emergência funcionarão normalmente, 24h.

Foto: destakjornal.com.br

Novidade

Duas terapias para o tratamento das mucopolissacaridoses do tipo IV A e VI foram incorporados pela CONITEC e passarão a ser ofertados no Sistema Único de Saúde. Esse avanço representa uma vitória para milhares de pacientes com a doença rara que não mais precisarão entrar com o processo de judicialização e estarão menos suscetíveis a sofrer com a falta de medicamento.

Foto: bbmucopolissacaridose.blogspot.com/

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Em caso de superstição, tome a coisa pelo lado otimista, porque desde janeiro, Brasília não tem sofrido outra coisa, senão campanha contra a mudança. (Publicado em 08.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin