Sobre esse assunto podemos entender bem o que é e como devemos escolher o ponto ideal da carne.
Eu brinco sempre que não existe essa história de que o ponto correto é o que você gosta de comer, pois existem pontos que acredito que nós perdemos a qualidade da carne.
Então para a maioria das pessoas os pontos são divididos em mal passado, ao ponto ou bem passado.
Na realidade o correto são mais algumas variações que realmente fazem a diferença, que é o “ao ponto menos” e “ao ponto mais”.
MAL PASSADA, AO PONTO MENOS, AO PONTO, AO PONTO MAIS e BEM PASSADO.
Ou aquele ponto que demonstra que o animal não precisava ter morrido para alguém fazer isso com a carne dele.
Primeiramente, para fazermos qualquer tipo de carne na churrasqueira ou em uma frigideira devemos selar a carne.
Esse processo é chamado de reação de Maillard. Essa reação química é feita do contato da proteína com a alta temperatura, deixando uma caramelização, ou seja, aquela cor dourada brilhante e o cheiro característico.
Além da beleza visual da carne ela tem outra característica fundamental que é manter os líquidos da carne no seu interior, mantendo macia e suculenta.
O ponto da carne nada mais é do que a temperatura interna que ela chega, ou seja, quanto mais alta a temperatura interna da carne mais alto é o seu ponto e dureza, então a carne quanto mais fria mais perto de mal passada ela estará.
Com essa informação várias pessoas utilizam o termômetro de alimentos para saber se chegamos no ponto desejável.
Porém, eu não aconselho, a não ser em peças de carnes grandes. Para não perder o sumo, e quando fizermos furos nela o seu líquido sairá por ele, deixando nossa carne dura.
Devemos apertar a carne e depois apertar na maçã do dedão, se tiver a mesma textura a carne estará Mal Passada, se fizermos o mesmo procedimento agora com o dedão ligado ao dedo indicador e a textura estiver igual teremos o ponto Ao Ponto Menos, e assim por diante, dedão com o dedo do meio estará Ao Ponto, e assim por diante.
Definitivamente procure usar sempre um pegador para virar a carne, pois quando a gente usa o garfo a gente acaba furando a peça e este furo será um local onde o líquido da carne sairá e fará com que ela fique seca e não suculenta.
Muita gente fala que não gosta de comer a carne mal passada por causa do sangue que a carne solta, mas isso não é real, pois quando terminamos a carne devemos deixa-la repousar por mais ou menos 2 a 3 minutos.
Logo isso faz com que o líquido do interior da carne volte para toda ela, assim manteremos a suculência da carne sem que ele saia no corte.
Dá só uma olhada! Qual ponto está carne desse vídeo?
Na nossa linha sobre pratos Italianos, um dos mais famosos e variados sabores: o Risoto!…
Se tem um prato que caiu no gosto do mundo inteiro: nhoque ou em italiano…
Fazer sua própria massa parece difícil, mas acreditem, não é! Vou dar dicas da massa caseira…
Toda Páscoa pensamos em um jeito diferente de como fazer um bom BACALHAU! Dessa vez,…
O Filé Mignon não tem muito segredo, nesse caso a peça estava excelente... Vou dar…
O verão pede receitas leves e práticas. Uma ótima receita de verão é o Salmão…