Ceia de Natal: 3 dicas, 2 receitas e 1 segredo para ser incrível

Compartilhe

Você pode deixar sua ceia de Natal ainda mais especial. Vou te contar algumas dicas, receitas de família e um grande segredo para essa noite tão especial.

Rápidas e práticas, essas 3 dicas vão te fazer ter tempo para curtir a noite de Natal:

– Definir o cardápio e comprar tudo antecipadamente: não é fácil agradar a todos na ceia de Natal, pense em receitas que todos fiquem o ano todo esperando, faça com que se tornem especiais. Evite as filas e tumultos do comércio, se organize dias antes.

– Faça com que seja realmente uma data especial: alinhe suas ideias com a decoração. Escolha as louças com muito bom gosto e faça diferente, afinal é a ceia de Natal;

– Sinta-se como um chef de cozinha, a importância de um Maison Place: mesmo não sendo um chef de cozinha profissional, sinta-se e organiza-se como um profissional. Use o tempo a seu favor, é só cortar tudo antes, preparar os  molhos e separar cada item.

Acompanhem 2 das receitas de família que sempre faço na nossa ceia de Natal.

A principio, uma é a salada de grão de bico com bacalhau light, uma entrada leve para a comilança de fim de ano e delicie-se com a receita do meu pernil, aproveitando o mistério da suculência e sabor diferenciado.

Receita da salada de grão de bico com bacalhau

De ante mão, a receita de grão de bico com bacalhau já é um clássico de salada. Trata-se de uma receita saborosa e com muitos nutrientes. A princípio, parece trabalhosa, pois o bacalhau deve ser dessalgado com um dia de antecedência, com pelo menos duas trocas de água. Já o grão de bico, também necessita ser conservado de molho em água por algumas horas com uma colher de vinagre, para eliminar toxinas.

Após dessalgado, o bacalhau deve ser movido a uma panela com água fervente para ligeiramente ser cozido e em seguida desfiado em lascas, tirando assim a pele e as espinhas.

Já o grão de bico você pode também, fervê-lo e quando comer a espumar, desligar. Lavar o grão de bico novamente e fazer o mesmo processo.  Depois ele pode ser cozido em panela de pressão por no máximo 10 minutos até estar al dente. A gosto, pode-se acrescentar outros elementos e temperos no preparo dessa receita.

Ingredientes:

  • 300g de bacalhau;
  • 200g de grão-de-bico cozido e escorrido;
  • 1 cebola roxa picada;
  • 1 alho picado;
  • 1 colher de sopa de salsinha picada;
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 Maçã Verde picada.

Logo, em uma panela refogue no azeite, o bacalhau com a cebola e o alho.  Coloque tudo junto: o grão-de-bico cozido com o bacalhau e junte a salsinha e a maçã verde picada. Tempere com pimenta-do-reino, azeite e limão. Leve para gelar e sirva em uma boa saladeira.

Receita de um bom pernil suculento e diferenciado

Em primeira mão, vou te mostrar como preparar um bom pernil. Veja como deixá-lo bem delicioso e suculento para você detonar na ceia com sua família.

Saiba escolher e limpar o seu pernil

O preparativo sempre começa do mercado: saiba escolher muito bem sua carne! A carne de porco tem a opção de estar com osso ou sem osso, isso interfere no tempo de cozimento, afinal.  Além disso, ela deve estar firme e lisa e a gordura deve ser bem branca e fina. Antes de prepará-lo, é importante que ele esteja limpo e sem excesso de gordura, se não tiver expertise, imediatamente, solicite ao açougueiro. Enfim, peça também que ele venha sem couro para que não precise “pururucar” a pele.

Marinada: essa é a dica para tempero diferenciado

Primeiramente, use sempre bons temperos, ervas frescas e ingredientes como alho, pimenta, cebola e salsinha ajudam a dar a característica do seu pernil. Frutas e caldos também são fundamentais, tanto para condimentar quanto para amaciar a sua carne.  Pois a acidez quebra as moléculas de músculo da carne, então a ideia é usar o abacaxi ao prepará-lo. Igualmente, dará um sabor delicioso e deixará a carne bem macia.

Dica sabor intenso

Antes de mais nada, pegar 1 abacaxi descascado em pedaços e acrescente as ervas. Sugestões: tomilho fresco, salsa e cebolinha. Folha de louro, 6 cravos da índia, 200 ml azeite e a mesma quantidade de mel. Sal a gosto. Bater tudo no liquidificador.

Para facilitar o contato dos temperos com seu pernil, coloque-o de véspera em um saco grande. Depois coloque sua marinada nele fechando a boca do saco retirando o ar do mesmo.

Dependendo do tamanho da peça, pode ficar mais difícil para que o tempero entre na carne. Por isso, faça furos profundos no pernil. Outra solução é cortar seu pernil em pedaços menores, porém a apresentação na mesa de natal não será tão bonita.

É fundamental deixar sua carne descansando. Deixe de um dia para o outro, marinando na geladeira, virando frequentemente.

Agora é hora de assar

Pegue a peça de pernil da marinada, tirar o excesso de abacaxi antes de colocar numa travessa. Coloque um pouco da marinada no fundo da travessa.

Para fazer o caldo você deve coar duas vezes o restante da marinada, colocar em uma panela em fogo baixo com um pouco de manteiga e azeite, quando começar a ferver prove e ajuste os temperos. Deixe reduzir mais ou menos 50% do líquido. Após reserve.

Besuntar a peça com Mel misturado com um pouco de sal. Isso mesmo, misturar a cada 2 colheres de mel, uma de sal, então para 4kg de pernil usa-se 8 colheres de mel e 4 colheres de sal. Por isso colocamos pouco sal na marinada.

Uma dica muito importante é sempre assar o pernil envolto ao papel-alumínio. O segredo é colocar a parte com gordura para cima. Dessa forma sua carne não fica seca, pois o vapor se mantém e tudo fica úmido. Quando o pernil estiver no ponto, retire a cobertura, regue com o líquido que tiver ao fundo da peça e volte ao forno apenas para dourar.

Caso você não tenha pedido ao açougueiro para retirar a pele (couro) do perônio você deve colocar ele para “pururucar” posteriormente.

As duas formas mas fáceis de fazer isso são diretamente no forno, sem o papel de alumínio ou com óleo fervido jogado por cima depois de pronto. O segredo nessa hora é colocar ele em uma grelha para o óleo não ficar em contato com o pernil e sempre, secar a pele antes de jogar o óleo.

Dessa forma, caso sua família não seja adepta ao torresmo, ou você queira manter uma receita menos calórica acho que seria melhor usar um pernil sem esse couro.

E agora, 1 grande segredo: sentar-se a mesa e usufruir com sua família e amigos da ceia de Natal.

Esse é o segredo de compartilhar amor, comer uma boa comida e se divertir com todos ao redor.

andreboratto

Posts recentes

Sem segredos para um bom RISOTO

Na nossa linha sobre pratos Italianos, um dos mais famosos e variados sabores:  o Risoto!…

3 anos atrás

Nhoque ou gnocchi, vou te contar tudo

Se tem um  prato que caiu no gosto do mundo inteiro:  nhoque ou em italiano…

3 anos atrás

Faça sua própria massa: dicas da massa caseira e de molhos fáceis

Fazer sua própria massa parece difícil, mas acreditem, não é!  Vou dar dicas da massa caseira…

3 anos atrás

Bacalhau com Crosta de Ervas para a Páscoa

Toda Páscoa pensamos em um jeito diferente de como fazer um bom BACALHAU! Dessa vez,…

3 anos atrás

Cortes perfeitos de Filé Mignon

O Filé Mignon não tem muito segredo, nesse caso a peça estava excelente... Vou dar…

3 anos atrás

Receita de verão: Salmão unilateral

O verão pede receitas leves e práticas. Uma ótima receita de verão é o Salmão…

3 anos atrás