SINDIFISCO REPUDIA NOTA DE CARGO DE APOIO

Publicado em Sem categoria

O documento, no entender do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), traz uma série de inverdades

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) repudia veementemente a nota publicada neste Blog, na qual um cargo de apoio da Receita Federal – o dos analistas tributários – “assaca inverdades e delírios, inclusive dizendo que o ajuste fiscal estaria ameaçado por conta da transferência de autoridade para o auditor fiscal. Trata-se de uma inverdade, cujo único objetivo é a desestabilização do ambiente dentro da Receita Federal, por meio da mistificação”.

De acordo com o documento, por conta da nota divulgada pelo Sindireceita, que representa os analistas, é importante esclarecer que:

1) o processo contra o qual o cargo de apoio verbera é, e sempre foi, de ocupação privativa dos auditores fiscais; 2) o que se pretende, com a nova conformação, é agilizar o processo decisório dentro da RFB. Isso representa mais eficiência na análise dos processos fiscais; 3) o poder de decisão dentro da RFB é extremamente centralizado. Quanto mais descentralização, mais transparência; 4) o processo contra o qual o cargo de apoio se insurge não consiste em qualquer inovação. O que se está fazendo é uma adequação da lei; 5) este processo já existe, por exemplo, na Polícia Federal. É uma maneira de preservar a RFB da ingerência externa e da influência política. Quanto mais técnicas forem as tomadas de decisão dentro da Receita, melhor para o País.

“O gesto desta categoria não ajuda em coisa alguma. É extremamente nocivo. Tem por trás o mero desejo de se equiparar aos auditores sem concurso público”, salientou Cláudio Damasceno, presidente do Sindifisco Nacional.

Brasília, 21h15min