LÍDER DO DEMOCRATAS QUER OUVIR PRESIDENTES DE FUNDOS DE PENSÃO

Publicado em Sem categoria

O líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), vai apresentar requerimento na Comissão de Finanças e Tributação convidando os presidentes do Postalis (Correios) e do Petros (Petrobras), para discutir o rombo nos dois fundos de pensão.   Os dois fundos de pensão, que têm cerca de 200 mil contribuintes, já amargam um prejuízo de quase R$ 12 bilhões. No caso do Postalis, maior fundo do país, a previsão é de que os funcionários dos Correios sejam descontados em cerca de 25% de seus salários, já a partir de abril desse ano, por um período de 15 anos, para cobrir o déficit causado pela má administração dos controladores.

Sem contar que os participantes do Postalis já fazem contribuições extras desde 2013 para cobrir um rombo de R$ 1 bilhão de anos anteriores. E os contribuintes do Petros terão sacrifício semelhante, por culpa exclusiva da incompetência de gestores postos lá por indicação política do governo federal.

Para o líder da oposição, os fundos de pensão têm sido usados para “drenagem” de recursos. “Está claro que gestores dos fundos de pensão agiram de forma ilegal, usaram a Petros e o Postalis para alimentar uma teia de financiamentos ilegais”, afirma.   Mendonça disse ainda que vai se empenhar na criação de uma CPI dos Fundos de pensão na Câmara dos Deputados e acrescenta que não é justo que “os trabalhadores paguem a contam por esses erros”.

Brasília, 20h22min