GREVE DE AERONAUTAS E AEROVIÁRIOS COMEÇA NA QUINTA

Publicado em Sem categoria

As categorias reivindicam 8,5% de reajuste nos salários e nos benefícios e melhores condições de trabalho. Caso as aéreas não apresentem nova proposta, o movimento continuará

  A partir do dia 22 de janeiro, aeronautas e aeroviários da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac) vão paralisar decolagens e atendimentos nos aeroportos do país das 6h às 7h da manhã (horário de Brasília). O movimento é organizado pelos sindicatos dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife, do Sindicato Nacional dos Aeroviários, que representa 22 estados, e do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

A paralisação acontecerá em razão de o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, não ter apresentado até o final desta segunda-feira (19) uma nova proposta de reajuste salarial e melhoria nos benefícios sociais para os trabalhadores da aviação civil. A última proposta das aéreas foi de reajuste de 6,5% nos salários e 7% nos vales-alimentação e refeição.

A Fentac/CUT reivindica reajuste com ganho real nos salários de 8,5% e a aplicação deste índice nos demais benefícios (como vales-refeição e alimentação).

Os aeronautas e aeroviários também lutam por melhores condições de trabalho, pela criação de um piso para agente de check-in (para os aeroviários), bem como escalas que gerenciem a fadiga da tripulação e garantam a segurança de voo de todos. “Está nas mãos das empresas evitar o potencial caos aéreo no dia 22 de janeiro no Brasil”, alerta o presidente da Fentac/CUT, Sérgio Dias.   Condições para aumento real

A aviação, segundo a Fentac/CUT, é um dos setores que mais cresce no País, atrás apenas dos bancos.  O aumento da procura nas viagens de fim de ano fez com que as passagens aéreas ficassem mais caras em 42% — um dos vilões da inflação, ao lado do aumento das tarifas de energia e alimentos.

De acordo com a Federação, a demanda operacional do transporte de passageiros cresceu 5,33% no Brasil, nos últimos 12 meses, segundo a  Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Além disso, em 2014, foram transportados 121,6 milhões de passageiros, ante 115,2 milhões em 2013. A aviação civil no Brasil cresceu em média 213% nos últimos dez anos.

Apenas em 2006, 2009 e 2013, os aeroviários e aeronautas conquistaram ganhos reais nos salários maiores que 1%.    Movimento nos Aeroportos pode continuar

Caso as empresas aéreas não apresentem nova proposta salarial e de melhoria nos benefícios, o movimento grevista dos aeronautas e aeroviários continuará a partir do dia 22 nos eeroportos em todo o Brasil.

O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru/CUT), Orisson Melo, disse que a paralisação terá um reflexo enorme nos aeroportos, podendo ocasionar um atraso de até cinco horas nos voos nacionais e internacionais. “No GRU Airport, acreditamos que, por ser o maior em tráfego de passageiros do Brasil, o impacto do atraso de uma hora será bem maior, em razão também das conexões que são feitas entre os voos em Guarulhos entre os estados”, finaliza.       Perfil da Campanha Salarial da FENTAC/CUT   Data-base: 1º de dezembro

Estão em Campanha cerca 70 mil trabalhadores: aeroviários (que trabalham no chão do aeroporto: agente de check-in/atendimento, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção/bagagem, operador de equipamentos, entre outros), aeronautas (que trabalham dentro da aeronave: comandantes – pilotos, co-pilotos – comissários e comissárias de voo, mecânicos e engenheiros de voo).

Rodadas de negociação realizadas

No total, foram sete entre outubro de 2014 e janeiro de 2015.

Protestos com paralisações pela Campanha Salarial

Fentac e sindicatos dos aeroviários fizeram protestos com paralisações nos Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 2014 e no Juscelino Kubitschek, em Brasília, no dia 22 de dezembro.

Entrega das pautas de reivindicações ao SNEA: 30 de setembro de 2014   Bases da FENTAC no Brasil Entre os principais aeroportos estão o GRU Airport (SP), Santos Dumont (RJ),  Congonhas (SP), Confins (BH) Galeão (RJ), Salgado Filho (RS), Viracopos (SP), Gilberto Freyre (PE) e Juscelino Kubitschek (DF) entre outros. Confira a seguir:       Regionais

Guarulhos

Campinas

Recife

Porto Alegre   Base do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)

Todos os 68 aeroportos do País   Base do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) Rio de Janeiro

Salvador

Fortaleza

Brasília

Belém    Curitiba

Aracaju

João Pessoa-PB

Navegantes-SC  

Campo Grande

Macéio-AL        Vitória-ES              Maranhão          Joinville/SC

São luiz/MA

Macapá/Amapá

Foz do Iguaçú/PR

Palmas/Tocantins

Florianópolis/SC

Santarém/PA

Imperatriz/MA

Natal/RN

Brasília, 20h36min