Ainda não sabe o que fazer no Dia das Crianças? Google Assistente pode contar histórias para a garotada

Publicado em Livros

Como está a sua programação para o Dia das Crianças? Na véspera desse dia, a tecnologia pode ajudar a contar historinhas para crianças. A partir de agora, o Google Assistente tem mais uma função: contar histórias infantis. Ao falar “Ok Google, conte uma história”, o programa irá atender, de forma gratuita, o pedido. São mais de 30 audiolivros. Para ter acesso à ferramenta, é necessário ter um smartphone e instalar o app GooglePlay Livros, ou, uma das caixas de som inteligente com Google Assistente.

Para personalizar ainda mais a busca, o usuário pode pedir a história que deseja ouvir: “Ok Google, me conte a história da iara” ou “Ok Google, me conte a história da Rapunzel”. Os áudios têm entre quatro e 20 minutos de duração. As crianças também podem brincar como se estivessem conversando com personagens de desenhos animados da Cartoon Network. Para isso, basta usar o comando: “Ok Google, falar com Gumball Medieval” ou “Ok Google, falar com Ursos sem Curso”.

À esquerda, o pedido para que o Google conte a história. À direita, a história sendo reproduzida

Além disso, com a permissão dos pais, menores de 13 anos também podem ter a própria experiência personalizada no Assistente do Google ao fazer login com conta fornecida pelo Family Link, aplicativo que ajuda os pais a terem mais controle sobre o conteúdo que os filhos estão visualizando, e, bloqueá-lo, se for o caso.

Entre as histórias já disponíveis, estão João e Maria, Cinderela, RapunzelUm Dia de Praia (Galinha Pintadinha), Iara, Lobisomem e Os três porquinhos. Os contos são personalizados com música para ajudar a criança a embarcar na história contada. A narração também varia de acordo com o contexto. Algumas histórias são contadas por voz de mulher, outras, por timbre de homem.