rkyy0str Foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press

Secretária de Educação de MG anula provas e afeta mais de 1,7 mil candidatos

Publicado em educação

Do CorreioWeb – Devido à insuficiência de cadernos de provas; provas com um número menor de questões que não foram substituídas ou complementadas; e liberação de candidatos a saírem de sala, devido ao atraso de uma hora, mesmo após terem acesso às provas, a Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anulou as provas de quatro cargos do concurso público aplicadas em 8 de abril. A decisão da pasta é para corrigir essas falhas e garantir a correta aplicação das provas segundo os procedimentos de segurança adequados. O órgão ressaltou ainda que permanecem válidas as provas aplicadas que não estejam citadas na retificação.

Em nota, a SEE/MG informa que teve acesso às atas dos fiscais de provas e, em trabalho conjunto com a Fumarc, constatou ocorrências que ferem frontalmente o edital, tais como: não utilizar o envelope de segurança fornecido pela Fumarc; manusear o celular durante a prova, mesmo que desligado; portar o celular ao se dirigir ao banheiro, dentre outras. Essas situações são expressamente vedadas no edital e ensejam a eliminação do candidato.

Sobre os demais incidentes que circulam em redes sociais, a SEE/MG e a Fumarc avaliam que, apesar de não configurarem quebra de sigilo do certame e, nesse sentido, não darem base a nenhuma ação de anulação do mesmo, irão encaminhar pedido às autoridades policiais para instauração de inquérito criminal e apuração de responsabilidades, tendo em vista evidenciar, em alguns casos, ação deliberada, e frustrada, para prejudicar o concurso. Os candidatos que infringiram o edital serão eliminados, sem prejuízo de outras penalidades cabíveis.

Novas provas

Assim, 1.761 candidatos aos cargos de professor de educação básica – matemática, arte/artes, física, pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino (SER) de Montes Claros/MG, Pirapora/MG e Varginha/MG estão convocados para a realização de provas em 29 de abril.

Os candidatos convocados a refazerem esta etapa da avaliação devem observar o local e o horário indicados no novo cartão de convocação, disponível para consulta no site da Fumarc, a partir das 12 horas de 26 de abril.

As provas são compostas por 60 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos de língua portuguesa (10), matemática (10), conhecimentos didático-pedagógico (10) e conhecimento específicos (30). Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver no mínimo 50% de acertos nas questões de conhecimentos gerais, no mínimo 50% de acertos nas questões de conhecimentos específicos e não zerar em nenhuma das disciplinas.

O concurso

O concurso público oferece 16.700 vagas e teve mais de 178 mil inscritos, para as funções de especialista em educação básica – EEB – nível I – grau A: orientação educacional/supervisão edagógica (700), e professores nas disciplinas de: arte/artes (1.255), biologia/ciências (1.100), educação física (1.005), filosofia (809), física (1.474), geografia (1085), história (1.092), língua estrangeira moderna – inglês (1.779), língua portuguesa (2.186), matemática (2.482), química (848) e sociologia (885).

O edital tem validade de dois anos e prevê aplicação de provas objetivas e avaliação de títulos. Os aprovados receberão salários de R$ 2.135,64, com carga horária de 24 horas semanais, sendo que os docentes vão receber salário proporcional, caso a carga horária seja menor que a estipulada acima.

A distribuição dos profissionais nas escolas estaduais por Superintendências Regionais de Ensino e respectivos municípios está detalhada no edital.