Resultado da enquete sobre cotas para índios em concursos

Publicado em Sem categoria
Pessoal, 

A enquete sobre cotas para a população indígena, que foi ao ar na semana passada, deu o que falar. Hoje voltamos com o resultado. Setecentas e quarenta e oito pessoas votaram; deste número, 649 (86,76%) não concordam com a reserva de vagas em concursos para índios.

Outras 99 pessoas (13,24% dos votantes) apoiam a ideia. Tudo começou com projeto de lei aprovado pela Assembleia do Mato Grosso do Sul, que prevê três por cento das oportunidades oferecidas em concursos no estado para os índios.

Mais de cem pessoas comentaram. Quer ver o que os leitores pensam sobre o assunto?

Contra

“É realmente uma vergonha esse tipo de iniciativa por parte do Estado brasileiro. Como não consegue garantir uma justa distribuição de oportunidades para todos os cidadãos, se utiliza dessas medidas paliativas e ao mesmo tempo discriminatórias e excludentes”. (Veríssimo Neto)

“O sistema de cotas não resolve a discriminação, não reintegra o “excluído” e não resgata dívida histórica da sociedade. O pior de tudo é que se tira a oportunidade de alguém que merece estar na vaga para alguém que não é qualificado. Eu estudei numa universidade federal que adota o sistema de cotas. Pela experiência que eu tive, afirmo que existe uma distorção imensa entre os aprovados por mérito e os alunos de cotas. Alguns deles sequer sabiam redigir um texto. Sabem qual o posicionamento da universidade em relação a este fato? Nenhum. Porque para o sistema o que interessa é fazer política”. (Adriana Matos)

A favor

“Os índios foram expulsos de suas terras pelos brancos. Muitos deles foram massacrados. Agora é o momento de um resgate social, dando-lhes esta oportunidade de cotas”. (Mauri)

“A população indígena brasileira tem o salário mais baixo do pais; 80% são pobres e não têm recursos próprios de investimento. Vejo que é diferente com japoneses e italianos, por exemplo, que têm diversos outros tipos de apoio centralizado no Brasil” (Inteligente)  

Confira as estatísticas:

sim       13.24% 99 votos não       86.76% 649 votos