Resultado da enquete: maioria acredita que concursos com fraude devem ser anulados

Publicado em Sem categoria


Pessoal,

Voltamos hoje com o resultado da enquete que foi ao ar no dia 23 de junho, que teve a seguinte pergunta: você acha que as fraudes em concursos de âmbito nacional, descobertas pela Polícia Federal, deveriam motivar a anulação dos mesmos? De acordo com nosso sistema, 1.361 pessoas votaram. As discussões foram polêmicas.

Mais de mil leitores, o que equivale a 74,72% dos participantes, acreditam que os concursos com fraude devem ser anulados, uma vez que todos os candidatos inscritos acabam prejudicados com a situação. Outros 308, o que representa 22,63% dos votantes, acham que as seleções devem continuar e que apenas os fraudadores devem ser responsabilizados. Apenas 36 pessoas (2,65%) clicaram em ‘talvez’.

Confira abaixo as opiniões de nossos leitores:

A favor da anulação
“Certamente deveria ser anulado todo o concurso público em que se descobrisse fraude independentemente do tempo decorrido, efetivando-se a responsabilização de todos os envolvidos. Só assim deixariam de haver interessados em compactuar com este tipo de crime que prejudica e impede a realização de sonhos de muitos brasileiros honestos, assim como prejudica o próprio país, já que tem efeito sobre a credibilidade das instituições, processos e agentes públicos e de toda a governança”. (Karine Knak)

Contra a anulação
“Acredito que os concursos onde ficarem constatadas fraudes devam ser anulados sim. Porque ainda que um número pequeno de pessoas tenham se beneficiado da fraude, a concorrência não foi justa. Sou concursado atualmente, já passei em vários concursos e atualmente estou no meu terceiro cargo público, mas se soubesse que o concurso que eu passei foi fraudado, iria querer que fosse anulado da mesma forma. O mal tem que ser cortado pela raiz, doa a quem doer”. (Sérgio)

Depende
“Creio que deve ser analisado caso a caso. Eu passei num concurso que há suspeitas de fraude, pois passaram muita gente ligada a um certo partido político. Porém, eu seria prejudicado se o certame fosse anulado, pois, ao que parece a fraude ocorreu em um único cargo (engenheiro), que não era o meu caso (analista)”. (Cláudio)

Confira as estatísticas da enquete:

Sim. Uma vez que há fraude em um concurso, todos os candidatos ficam prejudicados       74.72% 1017 votos Não. Apenas os responsáveis pela fraude devem ser responsabilizados pelos atos       22.63% 308 votos Talvez (comente!)       2.65% 36 votos