Justiça Federal restringe suspensão de concurso do Incra para alguns cargos

Publicado em Sem categoria

Larissa Domingues – Do CorreioWeb

Novidade para os inscritos no último concurso promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com oferta de 550 vagas. A seleção, que estava suspensa em todo o Brasil desde o fim de julho deste ano, agora fica paralisada apenas para os cargos onde houve constatação de irregularidades no dia das provas objetivas. A modificação, feita pelo juiz Ruy Dias de Souza Filho, aconteceu após o próprio Incra pedir a reconsideração do caso.

A decisão veio da Justiça Federal no Pará. Agora a suspensão – que atingia todos os cargos oferecidos, ao todo 141 – se restringe a apenas 45 funções. Ou seja, o concurso continua correndo para quem não fez provas na sala 42 da Escola Dr. Ulysses Guimarães (Belém), na Escola Dr. Geraldo Castro Veloso (Marabá) e nas Escolas Almirante Soares Dutra e Maestro Wilson Fonseca (Santarém).

Histórico problemático Mais de mil candidatos reclamaram que, no dia da prova objetiva – aplicada em 13 de junho –, foram registrados problemas na identificação dos cadernos de questões. Os inscritos também informaram que os cartões de resposta eram insuficientes e que havia falta de fiscais, de controle da entrada e saída dos candidatos e do uso de celulares e câmeras fotográficas. Os problemas foram registrados em escolas de Belém, Santarém e Marabá. Após toda a confusão, o Incra admitiu que mais de 1,3 mil pessoas ficaram impossibilitados de realizar as avaliações objetivas.

Confira a lista dos cargos para os quais o concurso fica suspenso:

Analista administrativo SR de Santarém, Análise de Sistemas (sede) e Contabilidade (SRs do Pará, Mato Grosso, Amazonas, Amapá, Piauí, Roraima, Tocantins, Sul do Pará e Santatém).

Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário Antropologia (SRs do Pará e Santarém), Engenharia Civil (SRs do Pará, Amazonas, Sul do Pará e Santarém), Engenharia de Agrimensura ou Cartográfica (SRs do Pará, Tocantins, Sul do Pará e Santarém), Engenharia Florestal (SRs do Pará, Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá, Roraima, Sul do Pará e Santarém).

Engenheiro agrônomo – SRs do Pará, Maranhão, Mato Grosso, Amazonas, Amapá, Roraima, Tocantins, Sul do Pará e Santarém.

Técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário SRs do Pará, Maranhão, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Amapá e Roraima.