Crédito: Divulgação. Bezerrão, sede do Mundial Sub-17 Gramado do Bezerrão receberá 18 jogos, entre eles a abertura e a final. Crédito: Divulgação Gramado do Bezerrão receberá 18 jogos, entre eles a abertura e a final.

Preocupada com a condição dos gramados do Mundial Sub-17, Fifa aposta em turnê de seminários

Publicado em Esporte

As polêmicas com os gramados brasileiros na Copa das Confederações 2013. Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos do Rio-2016 e Copa América 2019 vão aumentar o nível de exigência da Fifa para o Mundial Sub-17, de 26 de outubro a 17 de novembro.

Anfitrião do torneio por acaso depois de o Peru descumprir o caderno de encargos, o Brasil receberá nesta semana, em Goiânia, Brasília e Espírito Santo, um Seminário sobre Gramados. Especialistas darão informações técnicas relacionadas a diferentes aspectos de manejo e apresentarão o maquinário utilizado no plantio e manutenção da grama.

Consultor da Fifa desde a Copa da África do Sul 2010, o inglês Andy Cole, diretor da empresa iTurf Management, será o responsável por apresentar o padrão de qualidade exigido pelo torneio aos responsáveis pelos 14 campos oficiais de treinamento e os quatro estádios escolhidos para o torneio: Bezerrão (Gama), Serrinha e Olímpico (Goiânia) e Kleber Andrade (Cariacica). O blog apurou que a preocupação é o estado do campo de jogo do Olímpico. O sistema de drenagem das arenas é uma das principais angústias. A Fifa estuda inclusive abrir os cofres para resolver as pendências.  A empresa norte-americana Rain Bird, com sucursal no Brasil, é um das parceiras da entidade na apresentação de soluções para o problema.

As cobranças nos seminários também serão voltadas para os centros de treinamento. Assim como na série de palestras para a Copa 2014, Andy Cole considera que esses espaços são mais utilizados do que os estádios. A tendência é que as seleções se revezem nos CT’s para evitar favorecimento a alguma delegação durante a competição.

Em Brasília, foram escolhidos os CTs do Brasiliense (Setor de Clubes Sul), do Gama, o Centro de Capacitação de Educação Física do Corpo de Bombeiros (Setor Policial Sul), o estádio Abadião (Ceilândia) e o CT do Jaguar (Brazlândia). O Bezerrão receberá 18 partidas, entre elas a abertura entre Brasil e Canadá; e a finalíssima, em 17 de novembro.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/