Flamengo Amoroso fez o primeiro gol no velho Mané pelo Fla. Reinier balançou a rede no novo. Amoroso fez o primeiro gol no velho Mané pelo Fla. Reinier balançou a rede no novo.

De Amoroso a Reinier: sete jogadores que marcaram o primeiro gol pelo Flamengo no Mané Garrincha

Publicado em Esporte

Uma coincidência une dois jogadores nascidos no Distrito Federal. Márcio Amoroso dos Santos, o Amoroso, fez o primeiro gol com a camisa do Flamengo no velho Mané Garrincha. Era 1996. Recém-contratado, o craque começou como titular no lugar de Romário. Vinte e três anos depois, o brasiliense Reinier Jesus Carvalho repetiu o script na vitória por 3 x 0 sobre o Avaí pela penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Amoroso tinha 22 anos. Reinier, autor também de assistência para o gol de Gabriel Barbosa, 17.

Em entrevista ao blog, Amoroso recordou o gol marcado em 1996 e falou sobre a exibição do conterrâneo Reinier. “A lembrança é de uma falta cobrada pelo lado direito (por Djair) e eu subi de cabeça entre os zagueiros. Estreia inesquecível”, afirma Amoroso, da Itália.

Sobre a nova joia do Flamengo… “Fazer gol com o manto rubro-negro é sempre um momento especial, ainda mais quando se trata de jogar na sua cidade natal e diante da sua família. Reinier é um menino muito talentoso e que tem uma longa estrada pela frente. Acredito que o Mané Garrincha (que é nome de um fenômeno do nosso futebol ) trouxe essa sorte pra ele como eu tive. Reinier é um futuro para o nosso futebol”, elogia.

A seguir, o blog lista outros cinco jogadores que balançaram a rede pela primeira vez com a camisa do Flamengo no velho ou novo Mané Garrincha. O lateral-esquerdo Gilberto, o zagueiro Rhodolfo, o meia Diego, o centroavante Leandro Damião e o atacante Orlando Berrío desencantaram na capital.

 

Amoroso

Contratado em 1996 pelo clube carioca, o jogador nascido no Distrito Federal marcou o primeiro gol com a camisa rubro-negra no velho Mané Garrincha. Djair cobrou falta e ele entrou de cabeça para abrir o placar. Amoroso formou trio de ataque com Marques e Sávio naquele 8 de março de 1996 contra o Linhares-ES pela Copa do Brasil.

 

 

Gilberto

Irmão de Nélio, o lateral-esquerdo balançou a rede pela primeira vez com a camisa rubro-negra no velho Mané Garrincha. O time carioca goleou o Linhares-ES por 4 x 1 em 8 de março de 1996 e ajudou o clube carioca a avançar no mata-mata nacional. Convocado por Dunga para a Copa 2010 na África, foi campeão carioca (1996) e da Copa dos Campeões Mundiais (1997).

 

Irmão de Nélio, o lateral Gilberto fez o primeiro gol pelo Flamengo no Mané

 

Orlando Berrío

O atacante colombiano entrou em campo aos 16 minutos do segundo tempo no novo Mané Garrincha na vitória por 2 x 0 sobre o Grêmio no jogo válido pela falida Primeira Liga. Entrou no lugar no argentino Mancuello e mostrou estrela oito dias depois de desembarcar no Brasil para defender o clube da Gávea.

 

 

Leandro Damião

O centroavante havia estreado contra o Sport. Entrara no decorrer da partida. Escalado pela primeira vez como titular na vitória por 2 x 1 sobre o Grêmio em 21 de agosto, o centroavante fez duas tentativas de marcar de bicicleta. Errou a primeira e acertou a segunda no novo Mané Garrincha. Damião e Diego comandaram o triunfo naquela manhã de domingo.

 

Primeiro gol de Leandro Damião pelo Flamengo foi de bicleta no Mané. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

 

Diego

A primeira partida oficial do camisa 10 com a camisa do Flamengo aconteceu justamente no Mané Garrincha. Em 21 de agosto, o reforço marcou na vitória por 2 x 1 sobre o Grêmio na matinê de domingo disputada no Mané Garrincha. Na época, o meia vestia a camisa 35. Ele retornava da Europa depois de 12 anos atuando no Velho Continente.

 

 

Rhodolfo

O zagueiro desencanta com a camisa rubro-negra na vitória sobre o Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca. O jogo é disputado no Mané Garrincha. Rhodolfo recebe a bola na intermediária e acerta uma bomba para decretar o triunfo do time comandado por Paulo César Carpegiani.

 

 

Reinier

O menino de 17 anos nascido no Distrito Federal foi escalado pela primeira vez como titular do Flamengo neste sábado contra o Avaí. A promessa da Gávea iniciou o show com assistência para Gabriel Barbosa no Mané Garrincha e não desperdiçou a chance de marcar o dele na segunda etapa depois e uma linda tabelinha justamente com Gabigol.

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/