Pré-Olímpico da Ásia pode mandar ao Rio-2016 três seleções que já brigaram por medalha no futebol masculino

Publicado em Sem categoria

Inofensiva na Copa do Mundo, a Ásia pode mandar aos Jogos do Rio-2016 seleções de chegada para o torneio de futebol masculino. O Campeonato Asiático Sub-23 chegou neste sábado às semifinais e funciona como Pré-Olímpico. Dos quatro candidatos ao título da seletiva continental, três — Coreia do Sul, Japão e Iraque — brigaram ao menos uma vez por medalha nas Olimpíadas. A Ásia tem direito a três vagas para as Olimpíadas de 2016.

Na sexta-feira, o anfitrião, Catar, eliminou a Coreia do Norte por 2 x 1 na prorrogação. O país que receberá a Copa do Mundo em 2022 é o único dos quatro semifinalistas do Asiático Sub-23 que não brigou por medalha na história dos Jogos Olímpicos. Em Barcelona-1992, o Catar chegou às quartas de final, mas foi eliminado pela Polônia, medalha de prata no torneio.

Ainda na sexta-feira, o Japão goleou o Irã, por 3 x 0, na prorrogação. A seleção nipônica decidiu a medalha de bronze com a arquirrival Coreia do Sul nos Jogos de Londres-2012. Na semifinal da próxima terça-feira, os japoneses vão ter pela frente o Iraque.

Os iraquianos desbancaram os Emirados Árabes Unidos nas quartas de final, por 3 x 1, na prorrogação. Nos Jogos de Atenas-2004, o país decidiu a medalha de bronze com a Itália depois de ser eliminado pelo Paraguai nas semifinais.

Medalha de bronze em Londres-2012, a Coreia do Sul desbancou a Jordânia por 1 x 0 neste sábado. A julgar pelo retrospecto, a seleção dificilmente ficará fora do torneio de futebol masculino no Rio-2016. Os sul-coreanos participam de todos os torneios desde 1988. A Coreia do Sul terá pela frente justamente o anfitrião Catar nas semifinais.