10 pitacos sobre o futebol candango, nacional e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria
  1. Só descobriram agora?

É inadmissível um time como o Flamengo — mesmo em pré-temporada — sofrer seis gols em dois jogos — empate por 3 x 3 com o Ceará e derrota por 3 x 1 para o Santa Cruz. Admiro a personalidade do Wallace, sou muito fã do Juan pelo zagueiro que foi, inclusive na Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 2006 e de 2010, mas Wallace e Juan não podem jogar juntos. Digo mais: talvez, nenhum dele tenha condição de ser titular no momento. Muricy Ramalho está certíssimo de cobrar um zagueiro de ponta. Resta saber onde tem zagueiro de ponta no momento no futebol brasileiro. Os que temos estão na Europa.

 

  1. Negócio da China

Vou dar uma dica para a diretoria do Flamengo. Como o time não venceu ninguém ainda, seria uma boa marcar um amistoso durante a semana contra o Tianjin Quanjian, da China, time comandado pelo profexô Luxemburgo. Em excursão pelo país, o time perdeu no sábado para o Tabuaté-SP, por 4 x 2. Antes da derrota para o time que vai disputar a Série A2 do Paulistão, o Tianjin Quanjian perdeu por 4 x 1 para o XV de Piracicaba e por 4 x 0 para o Bragantino. Está aí um bom sparring para o Flamengo vencer a primeira na pré-temporada.

 

  1. Tá devendo

O título do Torneio de Montevidéu não vale nada, é verdade, mas um elenco caro como o do Palmeiras não pode ser tão preguiçoso quanto o que vimos diante do Libertad, do Paraguai, e do Nacional na decisão de sábado da competição. No papel, o alviverde tinha time para atropelar os dois adversários, mas o técnico Marcelo Oliveira ainda não conseguiu encaixar as peças que tem. Para mim, o time do Palmeiras continua na contramão do elenco que tem. O goleiro Fernando Prass foi muito feliz ao dizer: “Estamos muito abaixo”. Por falar em Libertadores, frustrantes também os empates por 1 x 1 entre Grêmio e Danubio e por 0 x 0 entre Corinthians e Fort Lauderdale Strikers, nos Estados Unidos.

 

  1. Vai e volta sem fim

O empate por 2 x 2 com o Bahia foi um bom teste para o Santos, de Dorival Júnior, mas a diretoria sabe que o time é limitado e carece de um jogador de ponta. Aniversariante do dia nesta segunda-feira, o atacante de 31 anos deve retornar mais uma vez ao Santos para ser o garoto-propaganda da nova camisa do Peixe, que será apresentada nesta terça-feira. Só uma contra-proposta sedutora do Grêmio pode leva-lo para o tricolor gaúcho, um dos maiores interessados na contratação do Rei das Pedaladas para a Copa Libertadores da América.

 

  1. Frevo

É bom ficar atento ao trabalho de Paulo Roberto Falcão à frente do Sport. Não só pela vitória por 2 x 0 diante do Argentinos Juniors no Torneio Ariano Suassuna, mas pelo fato de o técnico estar começando o ano tentando dar a sua cara a um time. Neste domingo, Falcão armou o Leão da Ilha no sistema tático 4-5-1 e foi eficiente. Mark González no meio de campo e Túlio de Melo na frente prometem. Quanto ao Santa Cruz, campeão da Copa Chico Science, acho um time limitado, refém dos contra-ataques, mas oportunista: soube explorar o cansaço e as deficiências da defesa do Flamengo para vencer bem, de virada, por 3 x 1.

 

  1. Preocupante

A uma semana do início da caça ao título, os resultados dos times do Distrito Federal em amistosos contra adversários goianos continuam preocupantes. À exceção do Brasília, que optou por levar o time reserva a Goianésia na derrota por 2 x 1 — os titulares ficaram no DF —, os demais deixaram a desejar. O Ceilândia perdeu por 2 x 0 para o Planaltina-GO. O Santa Maria caiu diante do Vila Nova pelo mesmo placar. O Luziânia não foi páreo para o Atlético-GO e o Sobradinho apanhou por 4 x 1 para o Aparecidense. O resultado mais surpreendente foi o empate por 0 x 0 do Planaltina-GO, que pode fechar nesta segunda-feira com o veterano meia Iranildo, diante do Goiás. O Brasiliense venceu o Trindade por 2 x 1, é verdade, mas com um gol de pênalti muito discutido aos 45 minutos do segundo tempo. Eu disse na semana passada e repito: o nível do Campeonato Candango promete ser mais baixo do que de costume em 2016.

 

  1. Ultimate Fighter

Sou muito fã da rivalidade entre River Plate e Boca Juniors, mas é impressionante o quanto os dois times esquecem de jogar futebol quando se enfrentam. A vitória do River Plate no primeiro superclássico do ano foi simplesmente lamentável: 40 faltas, nove cartões amarelos e cinco jogadores expulsos. Nas oitavas de final da Copa Libertadores da América do ano passado foi aquele vexame no Estádio La Bombonera, que culminou com a eliminação do Boca. No próximo sábado tem mais um round. E olha que, por enquanto, são só amistosos…

 

  1. Imprevisível

A vitória do Chelsea por 1 x 0 sobre o Arsenal no clássico londrino, gol do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, pode dar ao Campeonato Inglês um roteiro cinematográfico. O Leicester lidera com 47 pontos, apenas três à frente do Manchester City e do Arsenal. E o Tottenham completa o G-4, com 42. Ao contrário de outros tempos, hoje é impossível apontar quem vai conquistar a Premier League. A tabela indica uma provável arrancada do Manchester City, mas resultados surpreendentes como o deste domingo na derrota do Arsenal são capazes de bagunçar qualquer simulação de título.

 

  1. A vida como ela é

Bastou jogar pela primeira vez fora de casa para o técnico Zinedine Zidane perder os 100% de aproveitamento à frente do Real Madrid. A diferença em relação aos líderes Barcelona e Atlético de Madrid é de quatro pontos. Azar da trupe de Diego Simeone. O Atlético empatou por 0 x 0 com o Sevilla e permitiu ao Barcelona alcançá-lo graças ao triunfo bem meia boca diante do Málaga no sábado, por 2 x 1. Para variar, Messi salvou o time catalão.

 

  1. E a Copinha vai para o…

Não vou ficar no muro. O Corinthians vai ser decacampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior na manhã desta segunda-feira, no Pacaembu. O Flamengo busca o tricampeonato, mas a minha bola de cristal indica uma vitória tranquila do Timãozinho no Estádio Paulo Machado de Carvalho. Cobrem depois…