Legiao O foco do Legião continua sendo a divisão de base. Foto: Ed Alves/Esp. CB/D.A Press O foco do Legião continua sendo a divisão de base.

No dia que Renato Russo faria 60 anos, saiba como está o time de futebol que homenageia a banda Legião Urbana

Publicado em Esporte

Nascido em 27 de março de 1960, Renato Manfredini Júnior, o cantor e compositor Renato Russo, faria 60 anos nesta sexta-feira. Morreu em 11 de outubro de 1996, mas é lembrado e homenageado inclusive no futebol. Fundado em 2001 como time amador e profissionalizado em 2006, o Legião Futebol Clube segue cheio de planos para ganhar projeção nacional como a banda que homenageia, o Legião Urbana. Uma delas é retornar à elite do futebol candango neste ano.

Quinto colocado na segunda divisão do ano passado, o Legião não disputa a primeira divisão do Candangão desde o rebaixamento em 2014. Campeão da terceirona em 2006 e vice da segundona em 2007, tem o sexto lugar no bloco de elite do futebol local em 2008 como melhor campanha. Figurou até na Série C do Campeonato Brasileiro. Ceilândia e Brazlândia desistiram da competição e o Legião foi um dos dois representantes do Distrito Federal no torneio.

Depois de uma parceria tumultuada com o rebaixado Ceilandense no Candangão deste ano, o presidente Jaime Corso e parceiros aguardam o desfecho da pandemia do coronavírus para iniciar o planejamento da segunda divisão. Sem elenco, o Ceilandense chegou a usar jogadores do Legião, mas a relação ficou tensa, desgastada e não terminou bem. Vice-lanterna do Candangão, o Ceilandense caiu sem cumprir o acordo de usar apenas jogadores do Legião.

Em entrevista ao blog, o diretor de Marketing do Legião, Felipe Silveira, ponderou que o momento é de incerteza no futebol devido à pandemia, mas falou sobre os planos do clube. “São mais de 100 atletas direto e indiretamente. Com planejamento para chegar a 1.000 até 2025. Queremos ter um núcleo em cada cidade (do Distrito Federal) até 2025”, projeta.

 

 

A prioridade do Legião continuará sendo a formação. “A prioridade são as categorias de base. Usamos 100% dos atletas formados em nossa base no profissional. A meta é estarmos na Copa São Paulo todos os anos, chegarmos na primeira divisão (do Candangão) até 2022, e, em 2025 na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro”, programa, brincando com a letra de uma das letras de Renato Russo. “Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?”, questiona Felipe Silveira.

Em tempos de quarentena na pandemia do coronavírus, o executivo sugeriu uma música do Legião Urbana como motivação para dias difíceis. “Mas é claro que o sol/Vai voltar amanhã/Mais uma vez, eu sei/Escuridão já vi pior/De endoidecer gente sã/Espera que o sol já vem”. “É uma mensagem linda nesses tempos sombrios, sem precedentes na história. Tem uma outra música que diz: “Esses são dias desleais”, cita Felipe Silveira.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20