Diniz Fernando Diniz foi mais uma vez o carrasco do São Paulo num mata-mata. Foto: Fabio Wosniak/Atlético-PR Fernando Diniz foi mais uma vez o carrasco do São Paulo em um mata-mata.

De Edgardo Bauza a Diego Aguirre: Fernando Diniz, o carrasco dos técnicos importados do São Paulo

Publicado em Esporte

Dos 12 gigantes do futebol brasileiro, dois jamais conquistaram a Copa do Brasil — São Paulo e Botafogo. Ambos estão fora do sorteio dos confrontos das oitavas de final nesta sexta-feira, às 11h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O alvinegro havia sido eliminado na primeira fase diante do Aparecidense-GO. O tricolor deu adeus ao torneio nesta quinta-feira. Culpa do exterminador de técnicos estrangeiros. Fernando Diniz eliminou o tricolor de Edgardo Bauza nas quartas do Paulistão de 2016. Fernando Diniz também despachou Diego Aguirre da Copa do Brasil.

Por falar em Aguirre, ele definiu a eliminação no Morumbi após o empate por 2 x 2 com o Atlético-PR como “fracasso”. Eu diria que o técnico uruguaio precisa aprender urgentemente a disputar confrontos de mata-mata. É impressionante o quanto os times dele sofrem e são inseguros nesse tipo de sistema. Lembram do San Lorenzo na Libertadores do ano passado? Passou pelo Emelec nas oitavas de final nos pênaltis. Deus adeus nas quartas contra o Lanús nos pênaltis. O time do papa Francisco estava em vantagem nos dois casos e deixou a vaga escapar.

Portanto, o que aconteceu no Morumbi não é um fracasso tão somente do São Paulo — que não consegue ser competitivo na Copa do Brasil. O fracasso é também pessoal, de Diego Aguirre. Ele precisa rever os conceitos em competições eliminatórias. No Paulistão, o São Paulo tinha vantagem de 1 x 0 contra o Corinthians, levou o troco e caiu nos pênaltis. Parece até um carma na vida de Diego Aguirre. Lembrando que a Copa Sul-Americana é outro torneio tricolor no sistema de mata-mata nesta temporada.

No ano passado, o San Lorenzo, de Diego Aguirre, abriu 2 x 0 no jogo de ida das quartas de final contra o Lanús. Na volta, tomou 2 x 0. Nesta quinta, o São Paulo abriu 2 x 0 no Morumbi e depois cedeu o empate ao bom time do Atlético Paranaense.

Furacão comandado por um velho carrasco tricolor. Fernando Diniz eliminou o São Paulo outra vez.  Em 2016, era o técnico do Audax Osasco na goleada por 4 x 1 nas quartas de final do Campeonato Paulista. O time dele simplesmente atropelou a trupe comandada pelo argentino Edgardo “Patón” Bauza. Sempre fiel ao seu estilo de posse de bola, toques pra lá e pra cá, Fernando Diniz fez do uruguaio Aguirre sua mais nova vítima.

Além das eliminações de Botafogo e São Paulo, o Internacional é o Fluminense são outros dois gigantes ausentes nas oitavas de final. O time gaúcho caiu diante do Vitória na noite de redenção do goleiro Caíque depois do frangaço na partida de ida. O Fluminense foi despachado pelo Avaí na terceira fase. Ao contrário de Botafogo e São Paulo, o colorado e o tricolor das Laranjeiras pelo menos já foram campeões da Copa do Brasil em 1992 e 2007, respectivamente.

 

CLASSIFICADOS PARA AS OITAVAS

Sorteio nesta sexta-feira, às 11h

  • Pote 1: Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo, Vasco e Chapecoense
  • Pote 2: Atlético-MG, Atlético-PR, Vitória, Ponte Preta, Bahia, Goiás, América-MG e Luverdense.