Corinthians Fla perdeu por 4 x 0 na última passagem pela Arena Corinthians. Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Corinthians defende 100% de aproveitamento contra os grandes neste Brasileirão. Flamengo é a próxima vítima?

Publicado em Esporte

Se o Corinthians disputasse um campeonato entre os 11 clubes mais tradicionais do país que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro — os quatro do Rio, os quatro de São Paulo, os dois de Minas Gerais e o Grêmio — o líder da Série teria simplesmente 100% de aproveitamento. Essa é a dimensão da dificuldade que o Flamengo terá pela frenta na tarde deste domingo, em São Paulo, no clássico da 17ª rodada.

Neste primeiro turno, o Corinthians venceu Santos, São Paulo, Cruzeiro e Botafogo. Dos quatro, apenas o tricolor, comandado à época por Rogério Ceni, conseguiu balançar a rede jogando na Arena Corinthians. O demais passaram em branco no estádio.

Fora do seu alçapão, o Corinthians derrotou Vasco (São Januário), Grêmio (Arena do Grêmio), Palmeiras (Allianz Parque) e Fluminense (Maracanã). Apenas o Vasco foi capaz de furar o forte sistema defensivo da trupe de Fabio Carille.

Neste domingo, o Corinthians defende o impressionante aproveitamento de 100% contra o Flamengo. Se derrotar o clube carioca, faltará apenas o Atlético-MG para fechar o primeiro turno com triunfo sobre os seus adversários mais tradicionais. Vale lembrar que o Inter não entrar na lista pois nesta temporada disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2017, o Flamengo tem receita de R$ 411,1 milhões. O Corinthians contabiliza R$ 264,7 milhões. O rubro-negro tem o melhor elenco do país. Em tese, era quem deveria se impor contra os maiores rivais do país. Entretanto, o modesto elenco do Corinthians é que se agigantou e é capaz de amedrontar um clube da pujança técnica e financeira do Flamengo.

Do ponto de vista econômico, a obrigação de vencer o clássico é do Flamengo. Mas dinheiro nem sempre traz felicidade. A essa altura do campeonato, há um abismo de 12 pontos na classificação entre o competente trabalho de Fabio Carille à frente do modesto elenco do Corinthians e o trabalho irregular de Zé Ricardo com um grupo que tem Diego Alves, Diego, Everton Ribeiro, Guerrero e Conca encostado.

Há 18 meses, o Corinthians perdeu oito campeões brasileiros. Pouco depois, cedeu o técnico Tite para a Seleção Brasileira. A receita de Corinthians e Flamengo não é proporcional aos resultados. O Corinthians  — mesmo com uma possível perda da invencibilidade neste domingo  —  marcha firme para a conquista do hepta. O badalado Flamengo tenta fugir do papel de coadjuvante em um campeonato no qual começou com fama de favoritaço. Hoje, corre o risco de ser o nono clube tradicional do país a perder para o Corinthians numa temporada em que gigante, mesmo, é o Timão.

 

O Timão contra os grandes nesta Série A
03/06 – Corinthians 2 x 0 Santos
07/06 – Vasco 2 x 5 Corinthians
11/06 – Corinthians 3 x 2 São Paulo
14/06 – Corinthians 1 x 0 Cruzeiro
25/06 – Grêmio 0 x 1 Corinthians
02/07 – Corinthians 1 x 0 Botafogo
12/07 – Palmeiras 0 x 2 Corinthians
23/07 – Fluminense 0 x 1  Corinthians
30/07 – Corinthians x Flamengo
02/08 – Atlético-MG x Corinthians

Resumo: 8 jogos, 8 vitórias, 16 gols marcados, 4 gols sofridos