Palmeiras Saldo de gols dá liderança ao Palmeiras na Série A. Foto: Cesar Greco / Fotoarena)

10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro, internacional e hoje NBA

Publicado em Esporte, Sem categoria

1. Estado de calamidade
O futebol carioca também está em dificuldade. Fiz um levantamento aqui: se o Volta Redona não derrotar a URT nesta segunda-feira, o Rio fechará a rodada do fim de semana sem nenhuma, repito, zero vitória nas quatros divisões do Campeonato Brasileiro. Aí vão os resultados:
Série A
Flamengo 2 x 2 São Paulo
Corinthians 3 x 1 Botafogo
Sport 2 x 1 Fluminense
Série B
Vasco 0 x 2 Paysandu
Série C
Macaé 0 x 1 Mogi Mirim
Série D
Caldense 2 x 0 Boavista
Macaé 0 x 1 Mogi Mirim
Portuguesa 0 x 1 São Bento
J. Malucelli 2 x 0 Madureira
Volta Redonda x URT (hoje)

2. Um desgosto profundo
A torcida do Flamengo continua sofrendo horrores no Mané Garrincha. Em um post publicado ontem, mostrei que o time rubro-negro tem um péssimo desempenho no Mané Garrincha, considerado pela diretoria a segunda casa do clube. Com o empate diante do São Paulo, são 16 jogos: três vitórias, 10 empates e três derrotas. Inexplicável. Mostrei também que o tricolor paulista ainda não perdeu no estádio. Continua assim. Empatou duas vezes com o Flamengo e goleou Vasco e Botafogo. Alan Patrick diz que tentou caprichar no lance que poderia ter dado a vitória ao time da Gávea. Não. Pra mim, estava indeciso até a hora de bater para fora. Quanto a Calleri, vai dar muito pano para as mangas o que o árbitro goiano Elmo Rezende escreveu na súmula para justificar a expulsão do autor dos dois gols da equipe paulista. “Está de marcação comigo, c…! Só porque sou argentino?! Essa arbitragem é uma vergonha”. Lá vai o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, oferecer denúncia…

3. Alviverde imponente
Para ser campeão, é preciso ter competência e uma dose de sorte. Com fama de azarado, o técnico Cuca se deu bem na rodada. Venceu o Santa Cruz e contou com a ajuda do Figueirense para confirmar a lidarança graças ao saldo de gols. Cuca faz um belo trabalho no alviverde. Só precisa domar as emoções para não colocar tudo a perder ao longo da maratona pelo título. Quanto ao Inter, nada de desespero. A derrota por 3 x 2 no Orlando Scapelli é compreensível.

4. Onde o Grêmio estiver…
Sob neblina, a torcida não conseguiu enxergar muito bem a vitória sobre o Cruzeiro na Arena, em Porto Alegre, mas saiu de lá sabendo que o menino Luan continua batendo um bolão e o vovô Douglas sendo decisivo. Quanto ao Cruzeiro, acho impressionante como o time não reage, se mostra impotente neste campeonato. A única vitória convincente foi diante do arquirrival Atlético-MG. Ainda é cedo, mas pode ter sido um erro trazer o português Paulo Bento. O treinador está se adaptando ao futebol brasileiro com o bonde andando. Melhor seria pegar o time celeste em um início de temporada.

5. Teu passado é uma bandeira, teu presente uma lição
Mais que merecida a homenagem do Corinthians ao novo técnico da Seleção Brasileira, Tite. Teve placa, discurso e até gritos de “olê, olê, olê, olê, Tite, Tite”. Motivado pelo adeus do vencedor, o time passou com certa dificuldade pelo Botafogo na véspera do início da era Cristóvão Borges. Na minha opinião, o vice-campeão brasileiro de 2011 à frente do Vasco, e que levou o time às quartas da Libertadores de 2012, continua sendo uma promessa. O melhor trabalho foi justamente no cruz-maltino. A passagem pelo Flamengo gerou desconforto para ele, que chegou a dizer que foi vítima de racismo no clube mais propular do país. No Timão, vai precisar provar que aprendeu a lição e está pronto para suportar a pressão. Cristóvão conhece o Corinthiasns. Jogou lá em 1986 e fez até gol decisivo diante do Palmeiras na semi do Paulistão. Vai ser dura a vida de sucessor do Tite.

6. Vai, Gama!
Foi na quarta-feira, mas vou encher a bola do Gama hoje aqui. Sensacional a campanha alviverde até agora na Copa do Brasil. Depois de eliminar América-RN e ABC-RN, chegou a hora de o time fora de série (não joga nenhuma das quatro divisões do Brasileirão) manter uma escrita diante do Santos. O alviverde jamais perdeu para o adversário da terceira fase. Em quatro jogos na Série A, empatou três e venceu uma na Copa João Havelange de 2000. Mais feliz ainda pelo técnico Reinaldo Gueldini. O cara foi rebaixado a auxiliar do italiano Amedeo Mengone, do veterano Arthur Bernardes e agora tira leite de pedra na Copa do Brasil.

7. Enquanto isso..
O campeão candango continua sem vencer na Série D e ocupa a lanterna do Grupo A11. Depois de perder para o Sete de Dourados-MS, o Luziânia empatou por 0 x 0 com o Anápolis-GO. O Ceilândia atropelou o Comercial-MS na estreia, mas não suportou o Aparecidense no sábado e perdeu por 3 x 2. Sei não, acho que ainda não é neste ano que o futebol candango vai voltar a ter um representante na Série C do Campeonato Brasileiro.

8. Escola argentina
Técnico brasileiro detesta que se repita isso, mas é a mais pura verdade: os treinadores argentinos continuam arrebentando. A semifinal da Copa América tem três deles: Gerardo Tata Martino (Argentina) terá pela frente o intruso alemão Jürgen Klinsmann em um dos duelos. O hermanos vão ter a chance de vingar as quartas de final do Mundial de 2006, quando foram eliminados pela Alemanha de… Klinsmann, que era técnico dos germânicos. A outra semi é toda entre argentinos. De um lado, José Pekerman e sua Colômbia. Do outro, o impressionante Juan Antonio Pizzi, protagonista do massacre do Chile por 7 x 0 (por que não 7 x 1?) em cima do México na madrugada de sábado. Ah, vale lembrar que o único semifinalista brasileiro da Copa Libertadores também é comandado por um argentino: Edgardo Bauza vai comandar o São Paulo diante do Atlético Nacional, da Colômbia. E o atual vice da Liga dos Campeões, Diego Simeone, também é argentino.

9. Francamente…
Estava otimista com a campanha dos donos da casa na Eurocopa, mas, não sei não, há algo de errado com os anfitriões. Esperava mais na estreia diante da Romênia. A exibição contra a Albânia também foi fraquinha, com gols apenas no fim. E neste domingo, novo sofrimento contra o bom time da Suíça. Confesso que, hoje, estou em dúvidas se a França vai aguentar bater de frente com Espanha ou Alemanha no mata-mata. Ainda é cedo para dizer alguma coisa… Em 1998, eu também desconfiava da França e eles golearam o Brasil por 3 x 0 no Stade France na final. Ah, emocionante a comemoração da Albânia depois da vitória histórica por 1 x 0 sobre a Romênia — a primeira do país na fase final da Eurocopa.

10.  Desculpa aí, mas a saideira é sobre basquete
Esse blog é sobre futebol, mas, hoje, vou abrir uma exceção a outro esporte que adoro. Para não perder o link com o futebol, vou começar dizendo o seguinte: assim como no Brasil, na NBA também é possível ser campeão trocando de técnico durante a temporada — e promovendo o auxiliar. David Blatt havia sido demitido em janeiro. O auxiliar dele, Tyronn Lue, assumiu o cargo e levou a cidade de Ohio ao primeiro título em esportes norte-americanos em 52 anos. Lembra do Cuca, que deu lugar ao auxiliar efetivado Andrade que levou o Flamengo ao hexa no Brasileirão de 2009? Guardadas as devidas proporções, mais ou menos isso. Espetacular o triunfo do Cleveland Cavaliers, protagonista da maior virada da história da NBA na decisão diante do Golden State Warriors. Saiu de 1 x 3 para 4 x 3 no épico jogo 7. Que final de temporada. LeBron James foi simplesmente sensacional. Olha, quem gosta de basquete (e quem não gosta também) precisa rever ou no mínimo dar uma olhada no que aconteceu na decisão histórica em Oakland. Fiquei emocionado sem ser Cleveland. Com e sem Michael Jordan, sou Chicago Bulls. Imagina quem é Cleveland Cavaliers.

Boa semana a todos…