Redação 19

Publicado em Redação nota 10

 
 
A frase sem eco
 
Quando o mundo nasceu, as palavras eram delicadas. Uma não trombava na outra. Por isso, reinava a harmonia. Não havia eco. Um dia, aconteceu. Eco apareceu na Terra. A bela moça falava sem parar. A voz dela encantava os homens, que ficavam caidinhos de amor. Mas a moça não estava nem aí. Esnobava a todos.
 
Numa voltinha pelo shopping, Eco viu Narciso. Foi paixão à primeira vista. Mas o belo não lhe dava bola. Só olhava pra si. Ela, então, resolveu declarar a enorme paixão que nutria por ele. Fez o plano. Estudou a estratégia. Preocupou-se com os pormenores. Mas não chegou lá. Sabe por quê?
 
Foi castigo. Eco era muito amiga de Zeus, casado com a ciumenta Hera. Um dia, Zeus conheceu uma gatinha. Eco se encarregou de distrair Hera com belas histórias. Mas a mulher descobriu. Furiosa, puniu-a. Daquele dia em diante, a alcoviteira não falaria mais. Pobrezinha! Até hoje, a jovem não diz uma só palavra. Só repete a última sílaba das palavras dos outros. É o eco da Eco.
 
A história da ninfa da mitologia grega nos persegue até hoje. Depois dela, ao menor descuido, as palavras perdem a delicadeza. Rimam. É um deus-nos-acuda. A rima é qualidade da poesia, mas defeito da prosa. É o eco.
 
Como descobri-lo? É fácil como andar pra frente. Com atenção e paciência, você elimina todos eles. Leia seu texto em voz alta. Ocorre repetição de sons iguais ou semelhantes? Mande-a pras cucuias. Exemplos não faltam:
 
Houve muita provocação e confusão na reunião do Maranhão.
 
Cruz-credo! Com tantos ãos, dá pra fazer uma feijoada. Xô! Sem eco, a frase fica assim, pra lá de agradável: Houve muita provocação e tumulto no encontro de São Luís.
 
O Plano Real acabou com a inflação mortal.
 
Nada feito. O ouvido da gente não é lixeira. Vamos ao troca-troca: O Plano Real acabou com a inflação que mata a economia do trabalhador.
 
O rigor do calor de Salvador lhe causava mais pavor.
 
Pra fora, eco! Bem-vinda, harmonia: O forte calor da capital baiana lhe causava pânico.
 
Vale repetir: não basta ser correta. A frase tem de agradar. A quem? Aos ouvidos. Um dos segredos está na combinação de palavras e frases. Umas devem conversar com outras sem tropeços, ecos ou repetições. O resultado precisa soar bem. Viva a harmonia. 

 
 
Teste
 
Qual dos períodos mandou o eco plantar batata no asfalto?
 
a. O crescimento sem desenvolvimento pode implicar incremento do subdesenvolvimento.
 
b. Crescer sem preocupação com o desenvolvimento pode implicar mais atraso.  
 

A resposta? Logo, logo. Aguarde.