Olho na colocação

Publicado em Geral

Vamos combinar? As palavras são traidoras que só. Daí por que Mário Quintana escreveu: “A gente pensa uma coisa, escreve outra, o leitor entende outra, e a coisa propriamente dita desconfia que não foi dita”. Lidar com criaturas tão instáveis exige atenção plena. Um dos cuidados é a colocação. Postos em determinado lugar, termos da oração dão recados diferentes.

A Folha de S. Paulo de terça serve de exemplo. Na capa, escreveu esta chamada: “A violência contra a mulher, tema da redação, e a inclusão de autores marxistas nas questões provocaram debate sobre o conteúdo do Enem nas redes sociais”. Viu? O debate foi nas redes sociais. Mas o texto permite outra leitura: o conteúdo do Enem nas redes sociais.

Que tal dar clareza ao enunciado? O pomo da discórdia é o termo nas redes sociais. Ele se refere a debate. Vamos pôr lé com lé e cré com cré. Assim: A violência contra a mulher, tema da redação, e a inclusão de autores marxistas nas questões provocaram debate nas redes sociais sobre o conteúdo do Enem.

Simples assim.