Modismos

Publicado em Geral
 

Moro grande parte do tempo no exterior e volto regularmente ao Brasil. (Sou casada com  diplomata). Em geral, há a cada retorno um ou mais modismos usados por grande parte da população e da imprensa escrita e falada. São, na maior parte das vezes, tentativas de falar certo e bonito, que empregam palavras ou construções gramaticais de forma errada no contexto.

Em 1993, por exemplo, peguei o início da mania do “quem deseja?” e do “quem gostaria?” ao atender uma chamada telefônica. Em 2002 ou 2003, piorou. Estava implantado o gerundismo. A partir daí, quase todos, em vez de verificar, “vão estar verificando”. Há também as epidemias nos textos escritos. Pelos textos que revisei ultimamente, já havia verificado a invasão do “possuir” e do “bastante”.

Segundo um professor meu, “possuir” tem conotação de posse e tem emprego específico. Sabemos que “bastante” significa suficiente, algo que basta. Foram essas a coqueluche irritante de minhas últimas férias no Brasil. Ninguém tem (devem achar o verbinho insignificante), todos possuem. E o “muito” desapareceu. Só se possui bastante. Por curiosidade, dei uma breve busca no Globo on-line e encontrei as seguintes pérolas: “Obviamente, fiquei bastante desapontado ao receber esta notícia.”, “…viu que outros passageiros se machucaram bastante”, “…referindo-se à área da Terra Meio, que estava bastante encoberta por nuvens”.

 
Tenho o sonho utópico de ajudar o povo brasileiro a falar e escrever corretamente e me frustro ao ver que a situação só piora. Sei que muitos leem (saudades do circunflexo!) sua coluna e ocorreu-me sugerir-lhe que escreva alguma coisa sobre o “possuir” e o “bastante”. Pelo que observei, seus temas são mais voltados para as construções gramaticais, mas acho que talvez seja oportuno chamar a atenção para essas manias. Outra assustadora é o “acontecer”. Reuniões, casamentos e festas agora acontecem, como se fosse pouca a preparação para elas.
 
Continue lutando para realizar o meu sonho, que também deve ser o seu.
Muito obrigada,
 
Dora Sobreira Lopes