Chavões e modismos

Publicado em Geral

 
 

Chavão tem sinônimos. Um é lugar-comum. Outro, clichê. Alguns dizem ladainha. Também vale estribilho. Às vezes falatório. Ou bordão. FHC ressuscitou o nhenhenhém. O povo dá-lhe um nome: propaganda eleitoral. Ou discurso de político.
 
Na origem, chavão é chave grande. Também molde de metal. Serve para imprimir figuras e adornos nos bolos e massas. Ou para marcar gado. Tem a ver com repetição. Num sentido mais amplo, é o que se faz, se diz ou se escreve por costume. Do mesmo jeitinho. Sem esforço. Como tirado de um molde.
 
Os chavões banalizam o texto. Afugentam o leitor. Dão-lhe a impressão de autor preguiçoso, incapaz de surpreender. Nem por isso a lista dos ditos-cujos diminui. Ao contrário. Cresce tanto que pode ser apresentada em ordem alfabética. Olho nela.

 
A cada dia que passa; a duras penas; a olho nu; a olhos vistos; a ordem é se divertir; à saciedade; a sete chaves; a todo vapor; a toque de caixa; abertura da contagem; abrir com chave de ouro; acertar os ponteiros; agarrar-se à certeza de; agradar a gregos e troianos; alto e bom som; alimentar a esperança; amanhecer do dia; antes de mais nada; ao apagar das luzes; aparar as arestas; apertar os cintos; arregaçar as mangas; ataque fulminante; atear fogo às vestes; atingir em cheio; atirar farpas.
 
Baixar a guarda; barril de pólvora; bater em retirada.
 

Cair como uma bomba; cair como uma luva; caixinha de surpresas; caloroso abraço; campanha orquestrada; cantar vitória; cardápio da reunião; carta branca; chegar a um denominador comum; chover no molhado; chumbo grosso; colocar um ponto final; com direito a; comédia de erros; como manda a tradição; como se sabe; como já é conhecido; como todos sabem; comprar briga; conjugar esforços; corações e mentes; coroar-se de êxito; correr por fora; cortina de fumaça.
 

Dar o último adeus; de mão beijada; deitar raízes; deixar a desejar; debelar as chamas; depois de longo e tenebroso inverno; desbaratar a quadrilha; detonar um processo, de quebra; dispensa apresentação; divisor de águas; do Oiapoque ao Chuí.
 

Erro gritante; efeito dominó; em compasso de espera; em pé de igualdade; em polvorosa; em ponto de bala; em sã consciência; em última análise; eminência parda; empanar o brilho; encostar contra a parede; esgoto a céu aberto; estar no páreo.
 

Faca de dois gumes; familiares inconsoláveis; fazer as pazes com a vitória; fazer das tripas coração; fazer uma colocação; fazer vistas grossas; fez o que pôde; fez por merecer; fonte inesgotável; fugir da raia; gerar polêmica; hora da verdade.
 

Importância vital; inflação galopante; inserido no contexto.
 

Jogo de vida ou morte.
 

Lavar a alma; lavrar um tento; leque de opções; levar à barra dos tribunais; líder carismático; literalmente tomado; lugar ao sol; luz no fim do túnel.
 

Maltraçadas linhas, menina-dos-olhos; morto prematuramente.
 

Na ordem do dia; na vida real; no fundo do poço; óbvio ululante; ovelha-negra.
 

Página virada; parece que foi ontem; passar em brancas nuvens; pelo andar da carruagem; perder o bonde da história; perder um ponto precioso; perdidamente apaixonado; perfeita sintonia; petição de miséria; poder de fogo; pomo da discórdia; pôr a casa em ordem; prendas domésticas; preencher uma lacuna; procurar chifre em cabeça de cavalo; propriamente dito.
 

Quebrar o protocolo.
 

Requinte de crueldade; respirar aliviado; reta final; rota de colisão; ruído ensurdecedor.
 

Sair de mãos abanando; sagrar-se campeão; saraivada de golpes; sentir na pele; separar o joio do trigo; sério candidato; ser o azarão; sorriso amarelo.
 

Tecer comentários; ter boas razões para; tirar do bolso do colete; tirar o cavalo da chuva; tirar uma conclusão; tiro de misericórdia; trair-se pela emoção; trazer à tona; trocar farpas.
 

Via de regra; via de fato; voltar à estaca zero.