Caetano subiu nas tamancas

Publicado em Geral

Caetano faz o que tantos fazem. Contratam profissionais pra cuidar das redes sociais. Twitter, Facebook, Instagram parecem alimentados pela celebridade. Não são. Daí por que surpresas acontecem de vez em quando. Com o baiano não foi diferente. “Homenagem à Bituca” apareceu em post do cantor. Ele subiu nas tamancas. E deu a lição: Bituca, apelido de Milton Nascimento, é nome masculino. Nada de crase.

Acertou. O sinalzinho anuncia casamento de dois aa. Um é a preposição. O outro, em geral, o artigo. Ora, antes dos machinhos, o o pede passagem. O a fica por conta das senhoras e senhoritas. Se a turma caetana tinha a intenção de anteceder Bituca do monossílabo, teria escrito este texto nota 10: Homenagem ao Bituca.

Por falar em nome próprio…

Ocorre crase antes de nome de pessoa? Depende. Há regiões que usam o artigo. Os gaúchos, por exemplo, dizem a Maria, a Carla, o Paulo. Nordestinos dispensam o pequenino. Os pernambucanos dizem Maria, Carla, Paulo. Ora, se o artigo é facultativo, a crase também é. Merecem banda de música e tapete vermelho as duas formas: Dirigiu-se à Maria. Dirigu-se a Maria. Homenagem à Maria Bethânia. Homenagem a Maria Bethânia.

O masculino não foge à regra. Se a companhia do artigo é facultativa, o ozinho fica entregue ao critério do freguês. Olho vivo! Como ensinou Caetano, nada de crase: Dirigiu-se a Paulo. Dirigiu-se ao Paulo. Homenagem a Chico. Homenagem ao Chico.