Convenção do PDT
convenção do PDT Ed Alves Convenção do PDT

PDT lança Fábio Barcellos ao Senado e adia decisão sobre futuro do partido na eleição

Publicado em CB.Poder

Em convenção partidária, neste sábado (04/08), o PDT lançou o ex-distrital Fábio Barcellos ao Senado. O futuro eleitoral da legenda, no entanto, permanece indefinido. O Diretório pedetista delegou à Executiva Regional a autonomia para definir se a sigla se coliga a outra chapa ou escolhe uma candidatura própria. A decisão depende da palavra final do presidenciável Ciro Gomes e do presidente nacional da agremiação, Carlos Lupi, que ainda mantêm conversas com o PSB.

 

Há diversas opções na mesa de negociação. A mais defendida nos últimos dias é a união com a chapa de Eliana Pedrosa (Pros). Com a bênção do clã Roriz, a frente da ex-distrital reúne, ainda, PTC, PMB, PMN, PHS, Patriota e o PTB, do candidato a vice-governador Alírio Neto. Mas pedetistas podem seguir ao lado, ainda, do PT; do grupo de Ibaneis Rocha (MDB); da coalizão capitaneada por Cristovam Buarque (PPS); ou do governador Rodrigo Rollemberg.

 

A união com o governador havia sido afastada após, nacionalmente, o PSB isolar Ciro Gomes (PDT) na corrida presidencial, ao sinalizar a neutralidade no 1° turno. Mas o alto escalão dos dois partidos ainda dialoga, na tentativa de encontrar uma saída.

 

Autonomia

O presidente regional do PDT, Georges Michel, afirma que, com a autonomia concedida pelo Diretório, discutirá o melhor caminho para a legenda com o comando nacional. “Vamos passar o resultado de todas as negociações e esperar a opinião de Ciro Gomes”, resumiu o dirigente.

 

Presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle se colocou à disposição para concorrer a deputado federal. Ele lembrou que o partido precisa disputar o pleito numa composição que favoreça o candidato ao Planalto . “Temos um candidato a presidente. Portanto, precisamos prestar atenção no que ele tem a dizer. Estamos fazendo uma construção com a Nacional. É claro que sempre vamos querer uma candidatura própria. Mas o diálogo é necessário”, ponderou.

 

Lideranças pedetistas concordam, nos bastidores, que é baixa a possibilidade de lançamento de uma candidatura própria. Sozinho, o partido tem somente 20 segundos de propaganda eleitoral a cada bloco de 9 minutos. Além disso, precisa de uma boa nominata para eleger ao menos um deputado federal.

 

Comandante regional do PSB, Tiago Coelho compareceu ao evento para reforçar o interesse socialista na composição com pedetistas. O PDT deve o martelo sobre qual rumo tomar neste domingo.