Policiais civis concurso
Policiais civis concurso Policiais civis se reúnem no complexo da instituição Policiais civis concurso

Justiça suspende nomeação de candidatos excedentes do último concurso da Polícia Civil

Publicado em CB.Poder

A 8ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal suspendeu, nesta terça-feira (29/01), em decisão liminar, a nomeação dos 217 candidatos excedentes do último concurso para agente de Polícia Civil, realizado em 2013. A convocação dos profissionais remanescentes para um novo curso de formação — possibilidade não prevista no edital — havia sido determinada pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) em 31 de julho de 2018. A Justiça local ainda derrubou a proibição da Corte de Contas à realização de novos certames até a contratação de todos os eliminados.

 

O concurso da corporação abriu 900 vagas, sendo 300 para contratação imediata e outras 600 para formação de cadastro reserva. O prazo de validade expiraria em 27 de junho de 2018. Ao fim de 2017, porém, o Ministério Público de Contas do DF (MPC/DF) pediu a apuração do concurso. Segundo o órgão, os aprovados na 1ª fase da seleção, qualificados como excedentes, encontravam-se “aptos” a frequentar a 2ª fase, já que “o cadastro de reserva não foi suficiente sequer para recompor o antigo quadro efetivo policial, e muito menos preencher as 2.000 vagas criadas pela Lei nº 12.803/2013”. O TCDF deferiu a requisição.

 

No último dia 21, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recorreu à Justiça contra a decisão da Corte de Contas. A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) pediu que os candidatos com colocações a partir de 901º, descontadas desistências e empates, fossem considerados eliminados. 

 

Para os promotores Fábio Nascimento e Alexandre Gonçalves, que assinam a ação, “admitir a chamada de eliminados é como permitir a entrada de qualquer um nas forças policiais: bastaria ter estado inscrito no concurso e a vaga ficaria assegurada”. “A burla tentada é tão esdrúxula que se aproxima de algo como uma criação de uma ‘dispensa de licitação’ no âmbito do concurso público”, detalham no processo.

 

A juíza Mara Silda Nunes de Almeida acatou a argumentação e suspendeu, de forma liminar, os artigos das decisões do TCDF questionados. “As normas do edital são excessivamente claras e objetivas, não sendo possível interpretação extensiva para criação de cadastro reserva com candidatos remanescentes do concurso”, pontuou.

 

A magistrada acrescentou que a convocação dos concursados remanescentes poderia render gastos extras à administração pública, “pois a realização do curso de formação (que já demanda recursos financeiros elevados) pode acarretar a contratação de pessoal com pagamento de vencimentos, podendo posteriormente ser reconhecida a invalidade dessas decisões, o que representaria um desperdício de dinheiro público e acabaria até por prejudicar esses candidatos, pois caso façam o curso e sejam nomeados poderiam ser exonerados no futuro”.

 

Ao Correio, a Polícia Civil informou que não recebeu notificação acerca da decisão judicial. A corporação acrescentou que, apesar da determinação do TCDF, em 2018, não houve a realização do novo curso de formação, tampouco nomeação dos excedentes. Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol/DF), Rodrigo Franco, o Gaúcho, não retornou as ligações até a última atualização desta reportagem.