Luiz Estevão
Luiz Estevão ISA STACCIARINI Luiz Estevão

Justiça determina bloqueio de ativos financeiros de Luiz Estevão

Publicado em Notícias

Decisão da juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do DF, determinou o bloqueio de ativos financeiros do senador cassado Luiz Estevão. Acatando parcialmente pedido do Ministério Público, a magistrada estabeleceu que, por ora, sejam bloqueados valores correspondentes à dívida de R$ 8 milhões do político, referente à multa pela condenação por desvios nas obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP).

Por duas vezes, a defesa de Estevão tentou parcelar o débito. A ideia inicial era conseguir prazo de 10 anos para o pagamento, com divisão do valor em 120 vezes. Na segunda tentativa, Estevão solicitou prazo de 12 meses para quitar o valor. Os dois pedidos foram negados pela juíza.

Ao indeferir o primeiro pedido, a magistrada ressaltou que, em diversas situações, ficou claro que o empresário tem condições de fazer o pagamento. “É fato notório que o apenado é um dos homens mais ricos do Distrito Federal, quiçá, do Brasil e este fato notório é extraído de várias manifestações públicas do próprio sentenciado”, escreveu a magistrada.

Depois das negativas, a defesa apresentou um imóvel como garantia. Porém, o terreno ofertado, localizado no Lago Sul, já era penhorado para outras dívidas do político que, somadas, chegam a R$ 258 milhões, sem atualização. “O imóvel indicado à penhora possui diversos óbices à imediata satisfação do crédito”, destacou a juíza.

A defesa do ex-senador Luiz Estevão não quis se pronunciar sobre a decisão.