Renata Rainha ao lado do pai, o conselheiro do TCDF Renato Rainha | Crédito: Reprodução/Facebook

Ibaneis desiste da indicação de Renata Rainha ao comando de instituto que gerenciará hospitais e UPAs

Publicado em CB.Poder

O governador Ibaneis Rocha (MDB) desistiu da indicação da subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Renata Rainha, ao cargo de diretora-presidente do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF). A partir da sanção de lei aprovada pela Câmara Legislativa na última quinta-feira, a entidade passará a se chamar Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do DF (IGESDF) e gerenciará, além do Base, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.

 

A escolha inicial de Ibaneis esbarrou no estatuto do IHBDF. O documento proíbe a indicação, à Diretoria Executiva, ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal, de pessoas cujos parentes sejam dirigentes estatutários de partidos políticos; tenham atuado, nos últimos 36 meses, como participantes de estrutura decisória da siglas; ou trabalhado em ações vinculadas à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral.

 

Mãe de Renata, Rose Rainha é filiada ao MDB-DF e próxima ao governador Ibaneis Rocha, seu correligionário. À época da corrida eleitoral, quando o atual chefe do Buriti ainda não havia decidido se candidatar, era cotada para assumir a Vice-Governadoria da chapa de Jofran Frejat (PR). Ademais, Rose preside a Fundação Ulysses Guimarães, vinculada à legenda emedebista.

 

A subsecretária de Atenção Integral à Saúde é filha, ainda, do conselheiro do Tribunal de Contas do DF (TCDF) Renato Rainha. Havia previsão de que o nome de Renata passasse, na última segunda-feira (28), pelo crivo do Conselho de Administração do IHBDF. Entretanto, o tema nem sequer entrou em pauta.

 

Perfil

 

Formada pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Renata Rainha cumpriu residência-médica em psiquiatria numa universidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Realizou, ainda, curso de aperfeiçoamento na Universidade de Queensland, na Austrália, e curso de imersão em Transtornos Alimentares no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

 

Conforme o Portal de Transparência do GDF, a filha de Renato Rainha integra o Conselho de Administração da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). O atual mandato, iniciado em julho de 2018, vigora até 8 de julho de 2020. A remuneração pelo cargo é de R$ 4.413,76. Ela ainda é sócia na Clínica Psiquiátrica Leben.