Shoppings comércio
Shoppings comércio Ana Rayssa/CB/D.A Press) Shoppings comércio

Ibaneis decide nesta sexta se reabre os shoppings na segunda

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) entregou aos governadores dos estados e do Distrito Federal e até ao presidente do STF, Dias Toffoli, os detalhes do protocolo de segurança, supervisionado por profissionais da saúde, que vai adotar para a reabertura dos shoppings de todo o país.

Além das medidas recomendadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde, como usar máscaras, testar a temperatura, não realizar eventos, evitar aglomerações e manter distanciamento entre as pessoas, a entidade determinou aumento na oferta de álcool em gel e o controle do número de clientes dentro dos empreendimentos.

O governador Ibaneis Rocha ficou de tomar uma decisão até esta sexta-feira (22/5) sobre a possível data de reabertura, na próxima segunda-feira. Além do protocolo de segurança contra contaminação, Ibaneis vai avaliar o cenário de infecções e mortes e de leitos disponíveis.

O setor de shoppings centers amarga prejuízos, de cerca de R$ 25 bilhões em todo o país e passa por uma situação inédita na história, em que 100% das unidades foram do país estão fechadas devido à pandemia. Com a autorização do Poder Público, o objetivo é a reabertura gradual do comércio.