Ibaneis decide nesta sexta se reabre os shoppings na segunda
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) entregou aos governadores dos estados e do Distrito Federal e até ao presidente do STF, Dias Toffoli, os detalhes do protocolo de segurança, supervisionado por profissionais da saúde, que vai adotar para a reabertura dos shoppings de todo o país. Além das medidas recomendadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde, como usar máscaras, testar a temperatura, não realizar eventos, evitar aglomerações e manter distanciamento entre as pessoas, a entidade determinou aumento na oferta de álcool em gel e o controle do número de clientes dentro dos empreendimentos. O governador Ibaneis Rocha ficou de tomar uma decisão até esta sexta-feira (22/5) sobre a possível data de reabertura, na próxima segunda-feira. Além do protocolo de segurança contra contaminação, Ibaneis vai avaliar o cenário de infecções e mortes e de leitos disponíveis. O setor de shoppings centers amarga prejuízos, de cerca de R$ 25 bilhões em todo o país e passa por uma situação inédita na história, em que 100% das unidades foram do país estão fechadas devido à pandemia. Com a autorização do Poder Público, o objetivo é a reabertura gradual do comércio.

Senado aprova cobertura para covid-19 nos planos de saúde

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Projeto de lei aprovado, nessa quarta-feira (20/5), pelo Senado inclui a covid-19 na cobertura de planos de saúde e seguros de vida. O projeto da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) teve como relatora a senadora Leila Barros (PSB-DF). Agora a proposta será encaminhada para análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, o seguros de assistência médica ou hospitalar, e o de vida ou de invalidez permanente, inclusive os já celebrados, não poderão conter restrição de cobertura e carência a qualquer doença ou lesão decorrente da emergência de saúde pública.

“O objetivo é garantir que as pessoas que contrataram esses serviços não fiquem desamparadas neste momento de pandemia” defende Leila. A relatora considerou que a previsão legal evita judicialização e assegura o recebimento dos recursos pelo beneficiário. Com teste positivo para covid-19 e sintomas leves, a autora da proposta não participou da votação. Gabrilli está de licença médica por duas semanas.