educação física e saúde
educação física e saúde Monique Renne/Especial para o CB. educação física e saúde

GDF: Profissionais de educação física serão incluídos na área de saúde

Publicado em CB.Poder

Profissionais de educação física serão incluídos na área de saúde em decreto que será editado pelo Governo do Distrito Federal. A mudança era uma demanda da categoria, que pede para ser incluída entre os serviços essenciais.

O anúncio foi feito pela secretária de Esportes do DF, Celina Leão, em reunião com representantes do setor nesta quinta terça-feira (19/5). Segundo ela, a decisão foi acertada com o governador Ibaneis Rocha (MDB).

A secretária defendeu que o esporte é uma questão de saúde e que a falta da prática de atividades físicas pode agravar casos de doenças como diabetes e fazer com que mais pessoas passem a fazer parte do grupo de risco da covid-19.

Com a inclusão da categoria na linha de frente ao combate à pandemia do novo coronavírus, os profissionais da área poderão atuar nos trabalhos de prevenção e combate à covid-19 em áreas voltadas para grupos de riscos como unidades hospitalares e hotéis participantes de programas do GDF.

“Ele (Ibaneis) vai classificar o profissional de educação física como profissional de saúde. Nós não estamos falando só de atividades nas academias. A gente precisa ter os profissionais de educação física dentro dos hospitais”, afirmou Celina, na reunião.

“Nós temos aqui nos nossos hotéis voltados para os idosos que precisam ficar isolados, lá há médicos e pessoas para atendê-los, mas cadê o profissional de saúde para ajudar nas atividades para que eles mantenham a imunidade e as taxas”, exemplificou a secretária.

Na reunião, também se debateu a possibilidade de liberação das atividades esportivas. A secretaria garantiu que o tema está sendo debatido no governo, mas que todas as decisões levarão em conta critérios técnicos e medidas de segurança.