DFTrans
DFTrans Ed Alves/CB/D.A.Press DFTrans

Depois de críticas de Ibaneis, DFTrans terá comitê de governança

Publicado em CB.Poder

Alvo constante de reclamações dos usuários e criticado até pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) terá um Comitê Interno de Governança (CIG) para melhorar o serviço prestado e evitar irregularidades e problemas.

A portaria que institui o novo comitê foi publicada na edição desta quinta-feira (25/4) do Diário Oficial do DF. Caberá ao grupo, que se reunirá mensalmente, decidir e propor iniciativas que possam acompanhar os resultados do órgão e avaliar riscos na gestão.

O comitê será responsável por identificar também erros cometidos pelo órgão e garantir que o serviço disponibilizado seja eficiente e sem prejuízos à máquina pública. Participarão do comitê os diretores da entidade, além dos chefes das assessorias jurídica e de comunicação e da controladoria setorial do DFTrans.

A medida vem pouco tempo depois do governador Ibaneis Rocha tecer críticas duras ao trabalho do órgão e afirmar que extinguiria o DFTrans. “Só tem dado trabalho e desrespeito à população. É uma central de corrupção”, disparou o emedebista, referindo-se a escândalos envolvendo a autarquia, em 8 de abril. O GDF estuda transferir atribuições do DFTrans para o BRB e para a Secretaria de Transportes.

As críticas, à época, foram motivadas também por falhas no sistema de bilhetagem que deixaram milhares de usuários sem conseguir usar o vale transporte. “Peço paciência à comunidade, peço desculpas, mas eu recebi o sistema nessa situação e vou levar um tempo para solucionar”, justificou Ibaneis, na ocasião.