Cinco motivos para uma dar chance para a comédia Samantha! da Netflix

Compartilhe

Os sete episódios da primeira temporada de Samantha! estreiam nesta sexta-feira (6/7) na Netflix

Sou uma defensora ferrenha das séries brasileiras. Tudo isso porque acompanho os seriados norte-americanos há muitos anos e tem sido interessante ver o Brasil começando a se posicionar nesse mercado. Concordo que ainda temos um longo caminho pela frente, mas, ao poucos, algumas produções tem conseguido se firmar.

Então, cá estou, novamente, tentando convencê-los a abraçar mais uma produção brasileira. E tenho que admitir, que, dessa vez, não deverá ser um papel muito difícil. A partir desta sexta-feira (6/7), a Netflix lança a sua primeira série de comédia produzida no Brasil. É a atração Samantha! e já é possível dizer que essa é a melhor produção original da plataforma feita no Brasil — o Próximo Capítulo teve acesso a primeira temporada completa — e os motivos para isso vocês descobrem a seguir!

1. A temática dos anos 1980

A Netflix já tinha mostrado em suas outras produções que entendeu que a tal da nostalgia tem tido um papel importantíssimo no engajamento do público do serviço de streaming. E a plataforma elegeu os anos 1980 como o seu principal fator nostálgico. O período está em atrações de sucesso como Stranger things e Glow. E, agora, também em Samantha!.

Crédito: Fabio Braga/Divulgação

A série acompanha a história da protagonista Samantha, papel de Emanuelle Araújo, uma mulher que ficou famosa nos anos 1980, ainda quando era uma criança, à frente de um programa televisivo comandado pelo grupo mirim Turminha Plim Plom. Se Simony era a estrela do Balão Mágico no Brasil real dos anos 1980, na ficção, esse papel cabia a pequena Samantha.

Apesar da história se passar nos dias de hoje, o que não faltam são flashbacks dos anos 1980 mostrando a vida da estrela mirim e, claro, os absurdos e bizarrices desse período na televisão brasileira — que também é muito bem retratado no ótimo filme Bingo — O rei das manhãs (leia aqui nossa crítica sobre o longa-metragem).

2. Ser uma comédia 100% brasileira

A comédia é um dos gêneros preferidos do público brasileiro e isso pode ser notado tanto no cinema como na televisão. Os filmes e séries que seguem esse estilo costumam ser bem recebidos pela audiência, então apostar no humor foi um grande acerto para a Netflix, que já havia se arriscado em sua primeira produção brasileira ao apostar em uma ficção científica — saiba mais aqui sobre 3%.

Mas esse não é o único mérito do fato de Samantha! ser uma comédia. Outro ponto de destaque é o fato do seriado ser uma típica comédia brasileira. Afinal de contas, ela poderia tentar ser uma sitcom americana. Só que não é. Está lá o estilo brasileiro de fazer humor, com temas e piadas nacionais. No máximo dá para comparar que a produção acompanha uma família disfuncional, um dos maiores clichês americanos.

3. Um bom elenco

Crédito: Fabio Braga/Divulgação

É preciso destacar a força do elenco. Emanuelle Araújo defende sua personagem de uma forma extremamente verdadeira, que faz com que o espectador sinta empatia pela protagonista que consegue ser ao mesmo tempo engraçada, malvada, fútil, egoísta e amorosa — e a atriz mirim Maria Eduarda, que faz a versão criança, nem se fala então. A boa química com Douglas Silva, que interpreta o ex-marido Dodói, um ex-jogador de futebol que deixa a prisão e volta à vida de Samantha, também é um destaque. Sem deixar de mencionar o queridinho do momento: Daniel Furlan (destaque em Lady night e Choque de Cultura), que interpreta Marcinho, o empresário aproveitador da protagonista.

Os atores mirins também têm seus espaços muito bem desenvolvidos e defendidos na telinha. Brandon, vivido por Cauã Gonçalves, para mim, já integra a lista de melhores personagens crianças de séries de comédia ao lado de Sheldon de Young Sheldon e Max de Fuller House. Totalmente fora do padrão, o filho de Samantha faz de tudo para agradar a mãe e esse jeito até “esquisitão” rende ótimas cenas. Sabrina Nonata é outra que está bem na pele de Cindy, a filha que é o oposto de Samantha e que traz os debates mais atuais à trama.

4. Debater temas atuais

Por ser uma comédia, Samantha! poderia abusar de apenas de um humor pastelão, mas não é isso que a produção faz. A atração se propõe a debater temas atuais e bastante conectados ao Brasil. Diferentes formas de preconceitos, os problemas ligados às redes sociais e tudo que envolve a fama estão entre os assuntos abordados na série, de forma leve, mas com um tom de crítica que acrescenta.

5. Ter uma música chiclete para chamar de sua

É impossível assistir Samantha! e não ficar com a música Abraço infinito, o hit da Turminha Plim Plom, na cabeça. E como não quero ficar sozinha nessa, entre no vício assistindo ao vídeo abaixo e cante: “Era um disco multicor, um disco voador, brilhante, lindo de se ver…”

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

4 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

4 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

4 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

5 dias atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

6 dias atrás

Amigas trans/queer de Buba colorem Renascer com diversidade

Bianca DellaFancy, Gabriela Loran e Galba Gogoia chegam para agitar o núcleo urbano da novela…

1 semana atrás