O concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai oferecer 2.100 vagas para escrivães e agentes e está com os exames marcados para 21 e 22 de agosto. Para garantir a aprovação, a professora do IMP Concursos, Vânia Araújo, já adianta aos concurseiros quais erros não cometer durante a prova de redação. A docente é também licenciada em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB), e ministra aulas de Interpretação de textos e de redação discursiva há mais de dez anos.
Veja e anote:
Em relação ao desenvolvimento do conteúdo:
1. Fuga parcial ou tangenciamento do tema, já que, por não conseguir decifrar adequadamente as informações do comando da redação, o candidato fornece informações que não foram solicitadas (ocasionando a fuga) ou que não dizem respeito especificamente ao contexto exigido pelo examinador (ocasionando o tangenciamento).
2. Fragilidade na abordagem do conteúdo, ocasionada pelo pouco domínio do assunto (causado pela ausência de leitura) pode ocasionar a falta de concretude nas ideias apresentadas, a qual fragiliza a argumentação.
Em relação ao desempenho gramatical:
1. Construções gramaticais confusas, por causa de erros de concordância, regência e uso da vírgula, que impedem o candidato de transmitir de forma efetiva as suas informações.
2. Erros de coesão textual, devido à pouca familiaridade com o uso de elementos coesivos (como pronomes relativos e conjunções), que faz com que eles construam frases curtas ou períodos truncados.
Dica de especialista
Segundo a especialista, é importante que os concurseiros não subestimem a prova de redação, pois, além de seu caráter eliminatório, há que considerar também que a pontuação a ela atribuída fará uma diferença enorme para a sua classificação no certame. “E, infelizmente, muitos só percebem isso tarde demais! Então, sugiro que acatem o conselho de quem conhece bem esta seara e que não deixem de treinar a produção textual”, completa.
Leia também: Concurso PCDF: especialista aponta 10 dicas de como escrever uma boa redação
Delegado e especialista ensina como estudar para provas
Estatística para PCDF: veja como estudar o conteúdo e alavancar a preparação na reta final
O concurso
O concurso público da PCDF, com 2.100 vagas para agentes e escrivães, foi retomado após ser suspenso devido à pandemia. As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de escrivão terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas em 21 de agosto, no turno da tarde. Para o cargo de agente de polícia, o exame será realizado em 22 de agosto, também com duração de 4 horas e 30 minutos.
Em 13 de agosto, será publicado no Diário Oficial e divulgado no site do Cebraspe o edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas, as medidas de proteção para evitar a transmissão do vírus covid-19, bem como as demais datas de realização do concurso.
De acordo com o Cebraspe, mais de 88 mil candidatos realizaram a inscrição para o cargo de agente e mais de 52 mil para o cargo de escrivão.