20190919115634331614i Foto: Divulgação/PCERJ Polícia Civil

‘Queremos um atrás do outro’, afirma secretário sobre concursos da PCRJ

Publicado em Carreira policial, Concursos Públicos, Polícia civil, Rio de Janeiro, segurança

Karolini Bandeira*- Ao que tudo indica, 2022 será um bom ano para os que se preparam para a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ). Na noite desta quarta-feira (12/1), o secretário da corporação, delegado Allan Turnowski, afirmou, em transmissão ao vivo nas redes, que a intenção da instituição é publicar vários editais de concurso a partir deste ano. “Queremos um atrás do outro.”

Ao ser questionado sobre os excedentes dos últimos certames na live, o delegado informou que quem não conseguiu ser nomeado até o final do prazo de validade agora terá novas oportunidades para ingressar na PCRJ:

“A gente sabe que a necessidade da Polícia Civil é muito maior do que as vagas abertas. Existe hoje um Regime de Recuperação Fiscal que, para você aumentar o número de vagas, você tem que cumprir uma série de exigências. E é óbvio que, no momento certo, a gente vai ver a necessidade das polícias para tentar colocar o máximo de pessoas possíveis na nossa polícia por uma questão de necessidade. Mas independentemente dessa questão de buscar mais vagas neste concurso, uma coisa é certa: vai ser um concurso atrás do outro. Então quem perdeu esse, continua estudando porque a gente vai abrir outro.”

O representante também comentou sobre o chamamento dos futuros aprovados do atual concurso vigente: “Vou querer o mais rápido possível. No dia que forem aprovados, quanto tempo demora para todo mundo assinar a ficha? É isso que vai demorar. Nem um dia a mais.”

Onda de covid e provas presenciais

Turnowski tirou a dúvida dos candidatos sobre a aplicação das etapas presenciais em meio ao aumento dos casos de covid-19 e gripe. Segundo ele, não existe a possibilidade de adiamento das fases. “O cronograma está mantido e vamos cumpri-lo”, informou.

O cronograma de provas previsto é o seguinte:

  • Auxiliar de necropsia: 23 de janeiro de 2022
  • Inspetor: 30 de janeiro de 2022
  • Técnico de necropsia: 6 de fevereiro de 2022
  • Investigador: 13 de fevereiro de 2022
  • Delegado: 13 de março de 2022

400 vagas

A PCRJ realiza dois concursos públicos com, ao todo, 400 vagas. Um dos editais oferece 350 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários que chegam até R$ 10 mil; o outro, 50 vagas para a função de delegado, com iniciais de R$ 18.747,95. As inscrições de ambos os certames já foram encerradas.

As etapas avaliativas serão iniciadas em dezembro e o curso de formação está previsto para o primeiro semestre de 2022.

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes